Responsive Ad Slot

Política

política

BÚZIOS SERÁ TEMA DE PALESTRA NO I CONGREPICS

terça-feira, 13 de março de 2018

/ PPM

Dr. Carlos Lyrio, coordenador do Curso de Naturopatia, falará sobre a implantação da Pós-Graduação em Búzios e a experiência de vacinas homeopáticas em Petrópolis

Começou ontem e vai até o dia 15 de março, o I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento reúne aproximadamente 4 mil pessoas, entre gestores, pesquisadores, representantes de organismos internacionais, profissionais da saúde, e público em geral ligado às Práticas Integrativas. Acontece ainda na ocasião, o III Congresso Internacional de Ayurveda.

Os dois eventos integrados, contam com diversos fóruns de discussão internacionais. Entre os palestrantes, o Dr. Carlos Lyrio, presidente do Instituto Roberto Costa e coordenador do curso de Pós-Graduação em Naturopatia, com turmas atualmente em Petrópolis e Búzios, apresenta nesta terça (13/3), às 14h, na sala 2, o tema “Prevenções de Infecções Respiratórias Agudas com Nosódios Vivos – Uma experiência no Sistema Único de Saúde de Petrópolis”. Durante a apresentação o Dr. Lyrio falará ainda sobre a experiência de implantação do curso de Naturopatia que acontece em Búzios.  

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) e contemplava até agora, 19 práticas: Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Ayurveda, Medicina Antroposófica, Naturopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Reiki, Yoga, Arteterapia, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Shantala e Terapia Comunitária Integrativa. Nesta segunda, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 10 novas práticas: Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de Mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.


O Congresso aprofunda os conhecimentos e discute os avanços das incorporações das PICS nos cenários internacional e nacional. O Brasil reconhece a eficácia terapêutica e reafirma, com o evento, o compromisso que começou há 12 anos com a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Para capacitar e qualificar pessoas que atendam essa demanda crescente, o Instituto Roberto Costa iniciará a segunda turma de Naturopatia na Região dos Lagos em breve, os interessados poderão obter mais informações no site: http://www.ircn.org.br
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.