Responsive Ad Slot

Política

política

Sebrae/RJ realiza a 1ª Feira Gastronômica e Cultural de Santo Antônio de Pádua

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

/ PPM

Entre os dias 02 e 04 de outubro, o Sebrae/RJ, juntamente com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua, realizam a 1° Feira Gastronômica e Cultural da cidade. O evento, que começa às 18h da próxima sexta-feira, acontecerá na Praça Monsenhor Diniz, no Centro, e contará com um Espaço Gourmet onde haverá Aulas Show e Espaço de Alimentação para degustação de diversos pratos que serão servidos pelos restaurantes instalados nos boxes.  O objetivo da feira é fomentar a Gastronomia e a Produção Agro Familiar local, bem como difundir as diversas manifestações culturais do município.
A Feira Gastronômica faz parte das atividades do programa “Sebrae na Mesa”, que é desenvolvido na cidade desde junho e promove a interação entre os empresários da gastronomia com os produtores rurais orgânicos certificados, dentro da proposta dos Cardápios Sustentáveis.  

O coordenador da Regional Noroeste do Sebrae/RJ, Nelson Rocha Filho, explica como funciona o “Sebrae na Mesa”: “Este é um projeto voltado para o desenvolvimento de soluções empresariais para o segmento de alimentação fora do lar do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo aprimorar a capacidade produtiva, comercial e promocional da Gastronomia Fluminense”, explicou.

O Sebrae na Mesa tem como linhas de atuação a Sustentabilidade; Capacitação; Segurança Alimentar; Mercado, Feiras e Eventos; Comunicação e Marketing. Atualmente, conta com diversos polos e núcleos espalhados pela capital e em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro.

Entre outras atrações do evento, estão a Carreta de Piscicultura (Projeto de Piscicultura do Sebrae); Feira de Orgânicos (Projeto PAIS do Sebrae); Cervejaria Besten de Itaperuna (Projeto de Bebidas Artesanais do Sebrae), além de shows, apresentação de danças, entre outras atrações. A feira acontecerá dentro da estrutura montada em nove boxes onde serão instalados os restaurantes participantes.
Os cozinheiros (as) e chefs superaram o desafio de criar pratos diferenciados e as iguarias serão vendidas ao preço de R$15. Depois, estes pratos serão incorporados ao cardápio de restaurantes, botequins, bistrôs, sorveterias, lounges e empórios.

Restaurantes Participantes e os pratos criados para o Festival
1 - Fazen Bem – Manuella Amaral
Nome do prato: Sanduíche Vou de Bike
Descrição do prato: Crispies de presunto de Parma, patê de grana padano, chutney de cebola roxa ao vinho do Porto e rúcula no pão australiano.

2 - Sauer Lounge Café – André Tostes Faver e Júlia Vargas Silveira.
Nome do prato: Duo de Taco Shells
Descrição de prato: 02 tortilhas de milho, uma recheada de frango e a outra de carne, ambas com molho especial cobertas com alface, tomate e parmesão ralado, acompanhados por 03 molhos especiais: guacamole, sour cream e a pico de galo.

3 - Restaurante Dom Corleone – Sandro Olivier
Nome do prato: Camarão Prime Don Corleone.
Descrição do prato: Camarão do tipo cinza deglassado no suco de cajá manga, mesclado com arroz branco, finalizados com confit de tomates cerejas orgânicos e ervas da mesma natureza. Variação da criação acima com carne para os alérgicos ao camarão:
Nome do prato: Blame de filé mignon
Descrição do prato: File mignon em tiras, deglassado no caldo de costela, mesclado com arroz branco, palmito selvagem orgânico, vagem orgânica e confit de tomates cerejas orgânicos.

4 - Sorveteria Bargainha – Adriano Rodrigues
Nome do prato: Duplo Bargainha
Descrição do prato: 02 bolas de sorvete de baunilha na cestinha de casquinha com doce de leite ou Nutela acompanhado por 06 churros.

5 - Botequim Cardápio – Anderson Garcia
Nome do prato: Sanduiche Cardápio
Descrição do prato: finas fatias de filé mignon no pão de gergelim ou no pão francês com molho de tomate casse, cebola roxa, manjericão, azeite virgem e pimenta dedo de moça.

6 - Bistrô 101 – Sônia  Simões – Chef Zenilda da Silva Cunha
Nome do prato: Fettuccine 101
Descrição do prato: Fettuccini, purê de abóbora com calabresa artesanal.

7 - Espaço Gourmet – Fabiano e Joana Gabry – Chef Anderson Silva Olivier
Nome do prato: : Rolê de Filé de Peixe
Descrição do prato: Filé de peixe recheado com ricota temperada com molho branco de camarão, arroz Gourmet e legumes no vapor.

8 - Planalto Gourmert –  Vânia Cunha – Chef Adão
Nome do Prato: Carne Seca à Termidor com Mandioca e Temperos do Chef
Descrição do prato: Carne seca com temperos e requeijão sobre uma cama de purê de mandioca coberta com uma generosa camada de queijo parmesão ralado.

9 – Bata Mais – Simone Camacho
Nome do prato: Batata Especial com Molhos
Descrição do prato: Batata frita com corte especial servida no cone, acompanhada com os molhos de: alho; azeitona; maionese temperada com ervas finas; creme de leite com alcaparras; barbecue. Tamanho do prato: 01 cone grande + 01 cone pequeno com 2 tipos de molho.


Programação das Aulas show

02/10 – às 19h – Restaurantre Fazen Bem: com a chef Manuella Amaral – Atividade: “Conhecendo o sabor do Slow Food”.

02/10 – às 20h – Cervejaria Besten: Chef Marília Medeiros – Prato: Croquete cervejeiro

03/10 – às 19h – Restaurante Don Corleone: com o chef Sandro Olivier – Prato: Blâme de filé mignon, confit de tomate cereja, palmito e vagem.

03/10 – às 20h – Restaurante Planalto Gourmet: com o chef Adão dos Santos Cunha – Prato: Carne seca à Termidor com mandioca




Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.