Responsive Ad Slot

Política

política

220 milhões de crianças no mundo podem perder suas famílias

sexta-feira, 12 de maio de 2017

/ Jornal Olhar

Estimativas globais da organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS apontam que 220 milhões de crianças no mundo perderam ou têm o risco de perder o cuidado de suas famílias. É para dar visibilidade a este problema que, em comemoração ao Dia Internacional da Família, 15 de maio, a organização lança no Brasil a campanha #NenhumaCriancaSozinha.

No Brasil, a situação também demanda atenção. Segundo o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA), 47 mil crianças e adolescentes já perderam o cuidado de suas famílias. Uma análise de dados de 2015 do Disque 100, serviço de denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos, aponta que, a cada hora, 15 crianças são vítimas de negligência, violência física, violência psicológica ou violência sexual, as principais razões pelas quais perdem o cuidado de suas famílias. Apesar de impactantes, sabe-se que estes números podem ser ainda maiores, uma vez que não existem pesquisas específicas sobre o tema, tanto no Brasil como no exterior.

A fim de mudar este cenário, a campanha #NenhumaCriancaSozinha convida a população a se engajar na proteção da infância e do fortalecimento familiar de crianças em risco social. Em vídeo criado pela organização, crianças de diferentes nacionalidades respondem à pergunta: “Como você sabe que a mamãe e o papai te amam de verdade?”. Ao final, a informação de que uma a cada 10 crianças não sabe dar esta resposta indica a fragilidade dos laços familiares enfrentada por milhões de crianças em todos os continentes.

Nenhuma criança nasce para crescer sozinha. Acreditamos no engajamento social para apoiar o fortalecimento de famílias e comunidades, prevenindo a perda do cuidado parental. O nosso trabalho dá às crianças e suas famílias possibilidades para que estreitem seus vínculos afetivos e vivam em ambientes de cuidado e proteção, imprescindíveis para seu desenvolvimento pleno e saudável”, explica a gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco.

Para contribuir com os projetos de fortalecimento familiar e comunitário da Aldeias Infantis SOS Brasil, basta preencher o formulário da campanha no site da organização.

Aldeias Infantis SOS Brasil
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.