Responsive Ad Slot

PolĂ­tica

polĂ­tica

Firjan mostra mapa do Desenvolvimento do estado do RJ

terça-feira, 31 de maio de 2016

/ PPM

O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio GouvĂȘa Vieira, entregou nesta segunda-feira (30), o Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016/2025 ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e ao governador do Rio em exercĂ­cio, Francisco Dornelles. O documento, elaborado por mais de mil empresĂĄrios fluminenses, propĂ”e medidas para a melhoria do ambiente de negĂłcios e a retomada do crescimento econĂŽmico do estado do Rio e tambĂ©m do paĂ­s, jĂĄ que quase metade das açÔes se refere a questĂ”es estruturais, como a tributĂĄria. O lançamento aconteceu no evento em comemoração ao Dia da IndĂșstria e contou com a participação de mais de 350 empresĂĄrios.

“O Mapa foi construĂ­do a partir de debates, que envolveram todas as regiĂ”es do Rio. O objetivo Ă© fazer do estado do Rio o melhor ambiente de negĂłcios do Brasil”, afirmou Eduardo Eugenio.

Para Dornelles, “a Firjan tem feito um trabalho pioneiro para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro”.

 Nesta segunda edição do Mapa do Desenvolvimento estĂŁo listadas 46 propostas e 158 açÔes distribuĂ­das em cinco pilares: Sistema TributĂĄrio, Mercado de Trabalho, Infraestrutura, GestĂŁo e PolĂ­ticas PĂșblicas e GestĂŁo Empresarial. Algumas açÔes serĂŁo diretamente executadas pelo Sistema Firjan. Para aquelas que dependem da atuação junto ao Legislativo ou ao Executivo federal, estadual ou municipal, a Federação irĂĄ atuar, por exemplo, com a elaboração de projetos, estudos e indicadores. Na primeira edição do Mapa, referente ao perĂ­odo 2006-2015, 74% das açÔes foram concluĂ­das ou avançaram. Um dos destaques deste trabalho foi a implantação do Arco Metropolitano, em 2014.

O ministro Henrique Meirelles destacou a importĂąncia de se restabelecer a confiança do mercado. “Temos que criar condiçÔes macroeconĂŽmicas para que vocĂȘs, empresĂĄrios, tenham capacidade de investir, produzir, trabalhar. A finalidade de qualquer polĂ­tica econĂŽmica serĂĄ promover o crescimento econĂŽmico”, reforçou o ministro.

Na årea de infraestrutura, as demandas estão focadas na melhoria no setor de transportes. Dentre elas estå a construção do acesso rodoviårio prioritårio ao Distrito Industrial de São João da Barra, onde fica o Porto do Açu.

fmanha
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.