Praias da região liberadas no feriadão



O feriadão prolongado que começa nesta quinta-feira, Dia da Consciência Negra para os estados da federação que comemoram a data, como o Rio de Janeiro, promete dar praia na região Norte Fluminense. A temperatura máxima dos quatro dias promete chegar a 33ºC. A chuva ameaça chegar apenas no final do sábado. 

Quem pretende se refrescar no mar deve ficar atento à qualidade da água. Estudos de balneabilidade feitos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com amostras colhidas no último dia 11, apontaram apenas uma restrição, quanto à Lagoa de Grussaí, em São João da Barra, próximo à passarela.

Os oito pontos de coleta da praia do Farol de São Tomé e na lagoa Lagamar, em Campos, estão aptos para banho. Os banhistas que forem visitar o litoral de São Francisco do Itabapoana (SFI) também podem ficar tranquilos. As oito praias estão aptas: Manguinhos, Guaxindiba, Sossego, Santa Clara, Tropical, Itaperuna, Sonho e Gargaú.

Em São João da Barra (SJB), um ponto específico da Lagoa de Grussaí foi barrado, o que fica próximo à passarela. Os demais nove foram liberados: as praias de Grussaí, Atafona e Chapéu de Sol, e ainda a Lagoa de Grussaí nos trechos próximos à barra e à ponte.

De acordo com o Inea, as praias são consideradas impróprias se o último resultado foi superior a 400 (NMP de Entercocos/100mL) ou se nos últimos cinco estudos, dois ou mais resultados tiverem sido superiores a 1000 (NMP de Coliformes Termotolerantes/100 mL). 

Já em relação às lagoas, são consideradas impróprias para banho se o último resultado foi superior a 2500 (NMP de Coliformes Termotolerantes/100mL).

Para muitos campistas, a quinta-feira deverá ser mesmo de trabalho, uma vez que o comércio está liberado para funcionar e parde dele deve abrir. Mas os funcionários daqueles patrões que resolveram não arriscar abrir e ter que arcar com os encargos extras, acabaram se dando bem. Casos das comerciárias Alcinei Lopes, 22, e Julia Amado, 19. "Eu não esperava essa folga. Vai dar pra pegar um bronze", comemora Alcinei. "Quando a folga vem assim, sem a gente esperar, é ainda melhor", completa Julia.

FONTE: JORNAL O DIÁRIO

Nenhum comentário