Responsive Ad Slot

PolĂ­tica

polĂ­tica

Cassado, Henriques pretende recorrer

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

/ Redação


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou na Ășltima segunda-feira o registro de candidatura do deputado estadual Roberto Sales Henriques da Silveira (PSD) por uso indevido de meio de comunicação social. A decisĂŁo prevĂȘ ainda a suspensĂŁo dos direitos polĂ­ticos pelos prĂłximos oito anos, o que o torna inelegĂ­vel. A ação foi movida pelo MinistĂ©rio PĂșblico Eleitoral (MPE). Henriques recorrerĂĄ ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disse que estĂĄ absolutamente tranquilo porque Ă© inocente. 

Segundo o Jornal o Dia, o TRE observou que a candidatura do deputado foi beneficiada por reportagens publicadas no jornal "O RepĂłrter"', que circula no municĂ­pio de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e teve sua tiragem aumentada de trĂȘs mil para 16 mil exemplares por conta das eleiçÔes deste ano. Candidato Ă  reeleição, Roberto Henriques terminou como segundo suplente.

O relator do processo, desembargador eleitoral Alexandre Mesquita, alertou que "em todas as ediçÔes, durante um ano", o jornal publicou "reportagens sobre realizaçÔes polĂ­ticas do parlamentar", beneficiando a sua campanha Ă  reeleição. A procuradora regional eleitoral, Adriana Farias, analisou 11 ediçÔes do jornal que atestaram a divulgação da candidatura entre março de 2013 e abril de 2014. AlĂ©m do deputado, os sĂłcios-administradores da empresa ECS Editora JornalĂ­stica, Ebenezer da Silva e MĂŽnica Borgatti, tambĂ©m ficaram inelegĂ­veis por oito anos. 

Em agosto, Roberto Henriques foi multado em R$ 40 mil por propaganda irregular. Ao jornal foi aplicada multa de R$ 50 mil. O TRE ainda julgarĂĄ outras 21 açÔes que pedem inelegibilidade e cassação de registro e diploma. 

Deputado considera sentença erro grave do TRE - Roberto Henriques, que a partir de fevereiro de 2015, fica como segundo suplente na Alerj, disse que estĂĄ absolutamente tranquilo porque Ă© inocente. "A decisĂŁo do Tribunal Eleitoral nĂŁo foi unĂąnime, foram trĂȘs votos a dois, indicando que nĂŁo hĂĄ um convencimento quanto a minha culpabilidade. Os meus advogados estarĂŁo ingressando no Tribunal Superior Eleitoral buscando reparar esse grave erro do TER. Tenho plena confiança que esse quadro serĂĄ revertido e quem me dĂĄ essa confiança Ă© a minha consciĂȘncia. O que eu fiz de errado para receber tamanha punição", afirmou.

Segundo Henriques, seus advogados aguardam publicação do acĂłrdĂŁo para analisar a natureza do recurso que serĂĄ interposto no TSE. Convocado para depor na 98ÂȘ Zona Eleitoral de Campos, no prĂłximo dia 17, Henriques informou que ainda nĂŁo foi notificado e nĂŁo sabe do que se trata.

FONTE: JORNAL O DIÁRIO
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.