Responsive Ad Slot

Política

política

Aberta a temporada de debates, começa hoje na veja

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

/ Redação



As emissoras de TV aberta definiram seus calendários para a realização de debates antes do primeiro turno das eleições, que ocorrerá em 5 de outubro deste ano. Como em anos anteriores, a Band foi a responsável pela abertura dos debates presidenciais; a Globo fará o último.

No Rio de Janeiro, os próximos debates pela televisão entre os candidatos ao governo estadual estão agendados para o final do mês. A Record anunciou para o próximo dia 26 (sexta-feira) o encontro entre os concorrentes ao Palácio Guanabara. O debate pela TV Globo será no dia 30 (terça-feira), a cinco dias das eleições. 

HOJE DEBATE NA VEJA AO VIVO, VEJA AGORA AQUI A PARTIR DAS 11HS 

A Record escolheu uma terça-feira, dia 28, para o seu debate entre os candidatos à Presidência. A exemplo dos outros anos, a Globo fecha o ciclo, com um encontro no dia 2 de outubro, a três dias do pleito. Na Record, a apresentação do debate presidencial será de Celso Freitas e Adriana Araujo. Na Globo, o mediador será o jornalista William Bonner.

Entrevistas nos telejornais

Além dos debates, os candidatos irão ainda participar das bancadas de telejornais nacionais e regionais para entrevistas com os apresentadores das principais emissoras. A Rede Globo começou, oficialmente, sua cobertura das eleições em 4 de agosto. Entre 11 e 14 de agosto, os candidatos à Presidência foram sabatinados no Jornal Nacional; entre 1º e 4 de setembro, no Jornal da Globo; e entre 22 e 25 de setembro, a sabatina será no Bom Dia Brasil. Os critérios para o convite se baseiam principalmente na posição dos quatro primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto do Ibope e do Datafolha. A Band foi a emissora que abriu a série de debates pela TV. No dia 14 de agosto, o confronto reuniu os concorrentes ao governo estadual. No dia 7 de setembro foi a vez da Rede TV reunir os mesmos candidatos.

Sem audiência, TV Gazeta cancela debates

A TV Gazeta, de São Paulo, que promoveria dois debates, um com candidatos ao governo paulista, outro com os presidenciáveis, teve que cancelar os eventos. Segundo comunicado enviado à imprensa, a Gazeta optou pelo cancelamento por conta da recusa dos principais candidatos, tanto ao Governo de São Paulo quanto à Presidência da República, que alegaram falta de espaço na agenda. 

No primeiro, Geraldo Alckmin (PSDB) se recusou a ir. No segundo, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e os presidenciáveis Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) preferiram não participar. Os marqueteiros das candidaturas consideram desperdício de tempo visitar uma emissora sem cobertura nacional.

No comunicado, a Gazeta disse que o público foi privado de fazer a melhor escolha. Atualmente, a emissora tem uma audiência de 0,7 ponto de média-dia na Grande São Paulo (o que equivale a 45,5 mil domicílios, já que cada ponto equivale a 65 mil). Seu maior "Ibope" é o Programa Gazeta Esportiva, que marca até três pontos de média (195 mil domicílios). 


Fonte: Jornal O Diário
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.