Responsive Ad Slot

Política

política

ABBC alerta para fraudes e golpes financeiros durante o carnaval

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

/ Jornal Olhar


Associação Brasileira de Bancos traz dicas da Campanha Tem Cara de Golpe para que os foliões se divirtam com mais segurança nos desfiles e bloquinhos

 Em meio à festa do carnaval, os foliões precisam redobrar os cuidados para evitar cair em golpes financeiros. Nessa época, os criminosos costumam aproveitar a distração das pessoas para cometer fraudes. A ABBC – Associação Brasileira de Bancos, idealizadora da campanha Tem Cara de Golpe, que busca conscientizar os consumidores sobre os principais golpes financeiros, traz dicas importantes para que os foliões se protejam e aproveitem o carnaval com mais segurança. 

 

Entre as situações mais comuns, estão os golpes com cartões. Ao comprar bebidas e lanches em um bloquinho de carnaval, por exemplo, tenha muito cuidado. Nunca entregue o cartão diretamente ao vendedor, especialmente na rua. Criminosos podem se passar por comerciantes, memorizar sua senha e trocar o cartão. 
 

Na hora do pagamento, nunca aceite passar ou aproximar o cartão ou o celular da maquininha se o visor estiver apagado ou quebrado. Golpistas podem inserir um valor muito acima do que você teria que pagar. “O consumidor também deve estar sempre atento para a segurança de seu celular. Escolha senhas robustas e ative diversas camadas de segurança, como autenticação de duplo fator, biometria ou leitor facial para os aplicativos", alerta Sílvia Scorsato, presidente da ABBC. 
 

Caso caia em um golpe, avise imediatamente o banco que você acessa via aplicativo, acione as autoridades competentes e, também, comunique à sua operadora o IMEI (código para identificação) do aparelho para que ela consiga bloquear e retorná-lo, de forma remota, às configurações de fábrica. 
 

A ABBC está divulgando um vídeo em suas redes sociais para chamar a atenção para os golpes mais comuns que podem acontecer durante o carnaval. O site www܂temcaradegolpe܂com܂br traz mecânicas interativas, como vídeos educativos, perguntas e respostas, cards com informações sobre as principais fraudes e as estratégias de prevenção, assim como materiais que podem ser compartilhados e um quiz para avaliar o nível de vulnerabilidade a golpes.

 

 ABBC

FOTO: Reprodução/Pexels

Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.