Responsive Ad Slot

Política

política

Lula e o avião do Amigo

terça-feira, 15 de novembro de 2022

/ PPM

 


O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajou para o Egito nesta segunda-feira (14) para participar da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27) ao lado do empresário José Seripieri Junior, fundador e ex-presidente da administradora de planos de saúde Qualicorp, preso em julho de 2020 em um desdobramento da Operação Lava Jato.

Lula embarcou em um jatinho que pertence ao empresário. A informação foi confirmada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), em entrevista à imprensa. "A informação que tenho é que náo é emprestado, é que o proprietário está indo junto para a COP, não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião. Estão indo mais pessoas, ex-governador, lideranças políticas, ambientais, estão todos juntos", afirmou.

O empresário José Seripieri Filho, fundador da rede Qualicorp e dono da QSaúde, ascendeu no ranking de financiadores de campanhas e partidos políticos na semana passada. Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e delator, Seripieri repassou na última terça, 27, 660.000 reais ao PT, por meio de uma transferência eletrônica.

Com a doação aos cofres petistas, o empresário atingiu 1,3 milhão de reais injetados nas eleições deste ano – o PSD havia recebido dele 400.000 reais e a deputada estadual eleita Thainara Faria (PT-SP), 300.000 reais. José Seripieri ocupa a 25ª posição entre os doadores de campanha, no momento.

O empresário costumava receber Lula em uma mansão de veraneio que tem em Angra dos Reis (RJ), onde o petista passou ao menos dois Réveillons com a família, entre 2014 e 2015, além de ceder um helicóptero e um jatinho para transporte do ex-presidente pelo país.



Relembre o caso envolvendo Júnior e o PT:

E também a amizade entre Júnior e Lula.

Petistas estão preocupados que a prisão do empresário José Seripieri Júnior, fundador e acionista da Qualicorp, nesta terça-feira, 21, possa chegar no ex-presidente Lula. Segundo integrantes do partido ouvidos por VEJA, o empresário mantinha uma relação de muita proximidade com Lula. E creditam à amizade entre os dois o fato de que a Qualicorp tenha assumido a gestão do plano de saúde dos funcionários da Petrobras, em 2014, sem licitação. O contrato assegurava benefício de saúde a mais de 250.000 pessoas.

 A proximidade era tanta, lembra um petista, que Lula chegou a levar a família (Marisa) para passar a virada do ano de 2012 para 2013 na casa de José Seripieri Júnior em Angra dos Reis.

A coluna Radar, de VEJA, revelou que Antonio Palocci afirmara em sua tentativa de acordo de delação premiada que a Qualicorp repassou dinheiro para o Instituto Lula, ao PT e à Touchdown, empresa de Luís Claudio Lula da Silva, filho mais novo de Lula. Os pagamentos, segundo o ex-ministro, teriam sido feitos em troca de “benefícios concedidos pelo governo” à empresa na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Fonte: Veja / R7 Foto: Divulgação





Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.