Responsive Ad Slot

Política

política

Rio Muriaé transborda em Itaperuna e em outros municípios

domingo, 9 de janeiro de 2022

/ PPM

 



A bacia hidrográfica do Rio Muriaé, que corta municípios do interior do estado do Rio e de Minas Gerais, atingiu seu nível máximo de cinco metros neste sábado, após chuva forte que caiu no município de Patrocínio do Muriaé, em Minas Gerais. Por causa disso, municípios do interior do estado do Rio entraram em alerta com risco de alagamento e chuva forte a partir deste sábado. Em Itaperuna, já houve deslizamentos, bairros alagados e tombamento de muro.

No sábado, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (CEMADEN-RJ) emitiu um alerta de ocorrências de pontos de alagamentos, alta possibilidade de enxurradas e de inundações para municípios do interior do estado do Rio. De acordo com a nota, os municípios mais afetados seriam Laje do Muriaé, Itaperuna, que são os mais próximos a possibilidade de serem atingidos pela onda de cheia, e São José do Ubá, Miracema, Italva, São Fidélis e Cardoso Moreira.

Em Itaperuna, a Secretaria municipal de Defesa Civil e Ordem Pública afirmou que o nível do Rio ainda está subindo. Até o momento, seis famílias ficaram desalojados, na localidade de retiro de Muriaé, distrito de Itaperuna, e duas famílias ficaram desalojadas na cidade. Houve pontos de alagamento no centro de Itaperuna e alguns bairros na periferia, como no Surubi, Matadouro e Frigorífico. Houve dois locais com deslizamentos de terra e tombamento de muros, em Cehab.

"Estamos recebendo um volume muito grande do Rio Carangola, e isso impactará diretamente o nosso município. Você, morador das áreas ribeirinhas e das áreas que são mais rapidamente afetadas, se preparem porque nós contamos com a possibilidade, entre 12h e 24h, de ocorrência de alagamento no nosso município", diz o major.

Em Italva já chegou no nível de transbordo hoje dia 09/01/22, às 8h da manhã. As informações são da defesa civil do município.

Fonte:Extra Foto: Reprodução








Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.