Responsive Ad Slot

Política

política

Italva: 148ª DP e prefeitura inauguram a Sala Humanizada para atendimento à vítimas de violência doméstica

sábado, 19 de junho de 2021

/ PPM

 


Visando dar suporte nas ações de combate aos crimes de violência doméstica abrangendo crianças, mulheres e idosos, foi inaugurada nesta segunda-feira, 14, a Sala Humanizada Assistente Social Marly Fernandes, em Italva no Noroeste Fluminense. O espaço é localizado na sede da 148ª Delegacia Legal e foi criado por meio da parceria do prefeito, Leonardo Orato Rangel, o Léo Pelanca, com o delegado Dr. Rivelino da Silva Bueno. Entre os presentes na solenidade estavam o deputado federal Otoni de Paula; o vice-presidente da Alerj, deputado Jair Bittencourt; o diretor de Ordem Pública do município, sargento PM Navarro; vereadores; secretários municipais; o 1° sargento PM Sérgio Dallia, representando o tenente PM Silveira, comandante da 4ª Cia do 29° Batalhão de Polícia Militar (BPM- Itaperuna); o subtenente PM Armond e o sargento PM Arly, representando a equipe da 'Patrulha Maria da Penha'; Vagner Almeida, comandante da Guarda Civil Municipal e o supervisor da GCM, inspetor Israel Pimenta, entre outros.
Na ocasião, a secretária municipal de Assistência Social, Ângela Maria, responsável pelas articulações e concretização dos ajustes que possibilitaram a consolidação da ideia, em entrevista ao O DIA, falou sobre o objetivo do espaço. "Criar uma sala reservada que ofereça condições para a mulher moradora de Italva, vítima de agressão doméstica, se sentir mais a vontade para denunciar e relatar o que sofre foi o ponto principal para essa parceria. Pretendemos dar o conforto, privacidade e mais condições para encorajar essa mulher a não sofrer calada", disse. Ângela Maria informou também que o delegado ao receber a proposta para o atendimento feito apenas para mulheres sugeriu incluir as demais vítimas de violência doméstica como crianças, adolescentes e idosos. O que foi feito.
Em relação a escolha do nome da Sala, a secretária contou que a história da Assistência Social no município começou com a homenageada, Marly, sendo ela a responsável por grandes feitos e com participação significativa em prol da população. "Com muito empenho profissional e comprometimento Marly foi a primeira concursada no município nesta importante área social. Ela foi um grande exemplo de luta pelos menos favorecidos e pela dignidade humana. Marly faleceu recentemente e apesar de aposentada ainda contribuía bastante com a profissão e com nossa população. Era uma mulher muito batalhadora e determinada que sempre dedicou sua vida pelo próximo", salientou. Ângela concluiu que um dos próximos desejos do governo municipal é solicitar a ampliação do programa 'Patrulha Maria da Penha' desenvolvido na Região pelo 29° Batalhão de Polícia Militar (BPM-Itaperuna).
O Dia

Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.