Responsive Ad Slot

Política

política

8 dicas de organização dos estudos para a segunda fase dos vestibulares

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

/ Jornal Olhar
Para quem se preparou o ano todo e conseguiu chegar à fase final dos principais concursos vestibulares do país organizar da melhor maneira possível seus estudos Stoodi – startup de educação à distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo – preparou uma lista com valiosas dicas. Agora são apenas dois meses para se preparar para a etapa final, a grande chance de o aluno demonstrar todo o seu conhecimento e conquistar uma vaga em uma das principais faculdades do Brasil.

1. Confira quais são as suas matérias de peso na segunda fase
A primeira coisa que você deve fazer é procurar o edital e conferir quais são as matérias de mais peso para o curso que você está prestando. Geralmente, cada carreira tem uma disciplina de peso diferente na segunda fase. Isso acontece porque um médico precisa demonstrar mais conhecimento em Biologia e um engenheiro em Matemática, por exemplo. Então, veja quais são as matérias que irão compor sua nota com mais relevância e monte uma estratégia em seu cronograma para estudar tudo o que você precisa e, ainda assim, dar mais atenção para elas.
2. Comece estudando os temas que te deixaram em dúvida na primeira prova
Você notou que seu vestibular costuma cobrar muita estatística e você não está familiarizado com os conceitos avançados de porcentagem? Interessante...
Pegue a prova da primeira fase e tente entender o jeitão do vestibular. Mapeie todas as suas dúvidas e comece estudando por elas.
3. Procure seguir uma rotina de estudos
Claro que uma das maiores vantagens de um cursinho online é a flexibilidade. Porém, nesse momento decisivo em que você não tem todo o tempo que você gostaria, estabelecer uma rotina de estudos pode ser uma das melhores saídas para ter produtividade. Estabeleça um horário e dê tudo de si nos estudos. Isso vai te ajudar a disciplinar o seu corpo e a se concentrar com mais facilidade.
4. Imponha metas semanais
Para te ajudar a seguir certinho o cronograma e revisar tudo o que você precisa para a segunda fase, organize as matérias por metas semanais. “Até essa semana preciso terminar o bloco de História do Brasil, para seguir o conteúdo geral na próxima semana”, por exemplo. Traçar pequenas metas te ajuda a ter domínio do conteúdo a ser revisado e pode servir de incentivo.
5. Não se sobrecarregue
Muito cuidado para não se sobrecarregar. Equilíbrio é a palavra. Pense que esse é o momento que você tem para se preparar para uma prova muito importante. Se você se sobrecarregar, você pode não ter os melhores dos rendimentos na hora da prova por estar cansado ou com o emocional abalado.
6. É hora de revisar e não de aprender
Foque em fixar tudo aquilo que você já entendeu e não procure aprender matéria nova. Como temos pouco tempo, corremos o risco de acabar nos confundindo.
7. Foque nos conceitos mais específicos
Menos conceitos básicos e mais aprofundamento nas matérias. Na segunda fase, os vestibulares costumam aumentar o nível de dificuldade de suas provas. Então, prepare-se para ir além do que já foi feito até agora.
8. Não se esqueça de dar uma olhada nas atualidades
Não é só na primeira fase que tem atualidades, então não se esqueça de dar aquela olhadinha básica. A leitura, além de te ajudar a escrever melhor, pode te dar mais base para sustentar seus argumentos em uma redação, por exemplo.
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.