Responsive Ad Slot

Política

política

Programa Ler é uma Viagem abre vagas para oficina de mediação de leitura em Casimiro de Abreu.

terça-feira, 7 de abril de 2015

/ Jornal Olhar

A inscrição é gratuita e inclui seis encontros para formação e treinamento de mediadores de leitura, que serão contratados para atuarem em Piqueniques Literários em Casimiro de Abreu e região
O “Ler é uma Viagem” realiza ações de incentivo à leitura no Brasil há 12 anos e traz para Casimiro de Abreu a “Oficina de Formação e Treinamento em Mediação de Leitura”. Além de receberem um certificado, os participantes poderão ser contratados para atuarem como mediadores de leitura no projeto do “Ler” chamado Piquenique Literário, aprovado na Lei Rouanet, com a assessoria da VR Projetos, que recebeu patrocínio da empresa Carioca Engenharia e Instituto João e Maria Backheuser para visitar o município e seus distritos.
 Ao todo, serão realizados seis encontros de formação entre os dias 25 de abril e 25 de julho, sempre nos sábados que antecedem os piqueniques, entre 9h e 17h, na Secretaria Municipal de Educação, Auditório Aline Carvalho da Costa. “Estas oficinas estão abertas não só a estudantes, educadores, familiares, mas a toda a comunidade”, comenta Élida Marques , idealizadora do “Ler é Uma Viagem”.
 A iniciativa transforma praças e jardins em locais propícios para a leitura com árvores de livros, varal de poesias, troca de livros, sarau com leitores públicos, contadores de histórias, palhaço, tradutor de libras, artesãs e artistas locais. O papel dos mediadores é convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, performances teatrais e escuta. As oficinas serão coordenadas por Élida Marques e terão a participação de toda equipe de arte-educadores, artesãos e mediadores do “Ler”.
 O programa oferece 20 vagas gratuitas e os interessados podem solicitar sua ficha de inscrição até o dia 10 de abril através do e-mail contato@lereumaviagem.com.br com o assunto “Inscrição Oficina Casimiro de Abreu”. Para participar é necessário ter acima de 18 anos e os organizadores convidam para que cada participante leve seu livro preferido para os encontros.

SERVIÇO
OFICINA DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO EM MEDIAÇÃO DE LEITURA
Projeto Piquenique Literário do Ler é uma Viagem - PRONAC 13.4121
LOCAL: Secretaria Municipal de Educação, Auditório Aline Carvalho da Costa
ENDEREÇO: Rua Padre Francisco Maria Telles, nº 570, bairro Matarun  Casimiro de Abreu/RJ
DATAS: 25 de abril, 30 de maio, 13 de junho, 27 de junho, 11 de julho e 25 de julho
HORÁRIO: das 9h às 17h
CARGA HORÁRIA: 36 horas/aula – com certificado para frequência acima de 80% dos encontros
VAGAS: 20 pessoas  - acima de 18 anos
INSCRIÇÕES: gratuitas, até 10 de abril – solicitar ficha através do e-mail contato@lereumaviagem.com.br com o assunto “Inscrição Oficina Casimiro de Abreu”.

Sobre o Ler é Uma Viagem
Programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 500 apresentações e reuniu um público de mais de 30 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.
 Os projetos apoiados por leis de incentivo do Ler é uma Viagem ocupam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas, com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen, entre outros autores. Em andamento, destaque para “Dom Quixote de Lobato”, com patrocínio integral do Grupo CCR; e “Piquenique Literário”, com patrocínio das empresas da Carioca Engenharia | Instituto João e Maria Backheuser e CBMM. Confira no site: www.lereumaviagem.com.br mais informações sobre as ações do programa, material de apoio pedagógico para educadores, dicas e conteúdos sobre leitura.
ASCOM

Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.