Responsive Ad Slot

Política

política

Tomógrafo Móvel chega a Quissamã

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

/ Redação

Pela terceira vez desde a criação do programa de exames móveis da Secretaria de Estado de Saúde, o município de Quissamã vai receber a unidade móvel de Tomografia Computadorizada da SES. O atendimento aos pacientes começa nesta terça-feira (06) e seguirá até o dia 17 de janeiro.
O equipamento vai ficar na Praça João Caetano (em frente à Igreja Nossa Senhora do Desterro), e também serão beneficiados moradores das cidades de Conceição de Macabu, Macaé, Rio das Ostras, Casemiro de Abreu, Santa Maria Madalena e Carapebus. Com mais de 107 mil exames realizados, nas duas unidades que circulam pelo interior do estado, o serviço funciona de 8h às 18h30 durante a semana, e aos sábados e feriados, de 8h às 15h. Nas duas primeiras visitas do tomógrafo móvel a Quissamã, 1.142 exames foram realizados.
Criado em 2009, o Tomógrafo Móvel foi o primeiro equipamento de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios, levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam, juntos, mais de 78 mil pacientes e realizaram mais de 106 mil exames.
Agendamento – O agendamento dos exames é feito pelas Secretarias Municipais de Saúde. Elas recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do Governo do Estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
Mais de 159 mil exames – O serviço itinerante de unidades móveis de imagem foi criado pela Secretaria de Estado de Saúde para atender aos moradores de cidades em que não há esses tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Além dos dois tomógrafos, a SES também disponibiliza o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 17 mil atendimentos realizados, e o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já realizou mais de 33 mil exames. No total, já são mais de 159 mil exames realizados por todos os serviços móveis de imagem.

FONTE: JORNAL CAMPOS 24 HORAS
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.