Responsive Ad Slot

Política

política

Secretário visita empresas no Distrito Industrial da Codin

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

/ Jornal Olhar

Para a consolidação de um pacto institucional de dinamização do setor produtivo em Campos, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, está visitando as empresas instaladas no Distrito Industrial da Codin. “A proposta é mesmo de aproximação, de conhecer de perto a potencialidade do distrito industrial, saber quais são as principais demandas das indústrias, para que a Prefeitura possa intermediar, junto a instituições públicas, científicas e do próprio setor, soluções, providências, inovações que gerem mais desenvolvimento para o segmento”, disse o secretário, que visitou a empresa Isocamp na tarde desta quarta-feira (10).

Wainer e o diretor de Indústria e Comércio da secretaria, Felipe Knust, se reuniram com o gerente geral da Isocamp, Frederico Vieira de Freitas. O gerente mostrou o parque industrial, onde são fabricados artefatos em EPS - Poliestireno Expandido (comumente conhecido como isopor), como caixas térmicas, caixas para pescado, porta-garrafas e porta-latas (bebidas, refrigerantes, entre outros) e bandejas para plantio de mudas.

- A Isocamp está há oito anos em Campos e é uma unidade de moldados em EPS do grupo Engefril, empresa de refrigeração e termoisolantes de Minas Gerais, com 45 anos de história. Campos foi escolhido porque, além da Lei Rosinha, que reduziu o ICMS de 19% para 2% para empresas que se instalassem no estado do Rio, e dos incentivos do Fundecam, a localização era estratégica, entre Rio e Espírito Santo, pois os produtos da empresa são fortemente consumidos no litoral desses estados. Bandejas para mudas, que são para a área de agricultura, são comercializadas principalmente na Região Serrana – informou Freitas.

Freitas explicou o processo de produção dos artefatos, desde a expansão do poliestireno (PS) por aquecimento a vapor, resultando em um granulado de EPS, que é armazenado para estabilização e, depois, exposto novamente a vapor de água, é expandido e insuflado para dentro de moldes das peças. “Cumprimos todas as normas trabalhistas e, com os incentivos, reforçamos a estrutura do parque e renovamos o processo, alcançando um excelente controle de qualidade e reconhecimento comercial”, destacou.

Na visita, o secretário de Desenvolvimento Econômico conheceu o funcionário mais antigo da Isocamp, William Rangel, 38 anos, morador da Codin. “Trabalho aqui desde a construção. Comecei como montador de estrutura e fui passando por outras funções, como operador de produção e hoje sou operador de utilidades. Acho o distrito industrial muito importante, porque as indústrias vem garantindo trabalho para muita gente e dando muitas oportunidades de aprender e avançar dentro das empresas”, disse o trabalhador.


Fonte: Secom Campos dos Goytacazes
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.