Responsive Ad Slot

Política

política

Técnicos e alunos bloqueiam entradas da Uenf em protesto

quinta-feira, 3 de julho de 2014

/ JORNAL OLHAR

Funcionários técnicos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) bloquearam, com apoio dos alunos, a entrada da instituição na manhã desta quarta-feira (02/07), protestando quanto ao não cumprimento do Governo do Estado à promessa de equiparação salarial com os funcionários da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Os técnicos, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais (Sintuperj) disseram que a equiparação salarial foi prometida, mas que a mesma atendeu somente aos professores e a categoria ainda não foi procurada para esclarecer o assunto.
“Ele (o governador) propôs equiparação com a Uerj, por que percebeu que havia uma injustiça com o servidor ganhando 54% a 78% menos que funcionários que fazem a mesma atividade na Uerj”, disse um dos técnicos.
Os funcionários revelaram ainda que a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), cujo presidente deputado Comte Bittencourt esteve pessoalmente conversando com a categoria em Campos, apenas endossou a decisão do Governo.
A estudante de mestrado, Júlia Borges disse que além da reivindicação dos técnicos, o movimento tem apoio dos alunos que reivindicam a aplicação efetiva, conforme indica a constituição, de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado na educação superior. Segundo eles, além disso, o orçamento da Uenf é liberado para a faculdade em quatro parcelas anuais, mas que estas não chegariam a 25%, o que tem feito a Universidade passar por problemas financeiros que resultaram no corte das linhas telefônicas por falta de pagamento.
“Temos que aproveitar esse momento, por que se a gente não reclamar agora, vai continuar com o bandejão fechado, vai continuar com o laboratório, que se a gente não comprar água, não tem, se a gente não comprar toner da impressora, não tem”, reclamou a aluna.
A aluna disse ainda que o movimento tem a função de pressionar o governador Luiz Fernando Pezão a sancionar a emenda orçamentária já aprovada na Alerj, que deve dobrar o orçamento da Uenf.
Em nota, a reitoria da Uenf informou que "entende que o projeto aprovado na Alerj manteve os técnicos dos níveis elementar, fundamental e médio da UENF com salários significativamente inferiores aos recebidos pelos técnicos da Uerj, com perfil e atividade laboral equivalente, e isso causou uma justificável decepção, já que a expectativa era de equiparaçao dos valores.
Entretanto, a UENF precisa retomar suas atividades acadêmicas e administrativas para, inclusive, encaminhar os pleitos salariais para o ano de 2015, dentre estes, a equiparação salarial destes técnicos com os da Uerj."

Fonte: Jornal Ururau
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.