Responsive Ad Slot

Política

política

Meteoro é avistado por clube de astronomia

quinta-feira, 12 de junho de 2014

/ JORNAL OLHAR

Uma bola de fogo brilhante cruzou o céu de Campos na tarde da última quarta-feira (12). O presidente do Clube de Astronomia do município, professor e físico Marcelo de Oliveira, disse que se trata de um meteoro, conhecido popularmente como estrela cadente. O espetáculo durou três segundos e foi captado por uma câmera All Sky, que fica no Observatório Marcomede Rangel Nunes, instalado no Instituto Federal Fluminense (IFF). "Essa câmera mapeia o céu durante 24 horas," disse.

Marcelo afirmou que o registro foi feito às 15h35, o que é raro. "Geralmente esse tipo de fenômeno ocorre no período da noite," contou ele, destacando não ter dúvidas de que era um meteoro. "O objeto era muito brilhante e a gente consegue diferenciar, por exemplo, quando é um avião que está passando," acrescentou. 

Ele disse que quer saber agora se outras pessoas viram o meteoro. "Tenho a esperança que sim, mas como o céu estava nublado e, para avistá-lo, ele tem que passar próximo ao horizonte, não sei se mais alguém viu." Marcelo pede às pessoas que viram ou registraram o fenômeno que entrem em contato pelo www.facebook.com/groups/louiscruls.

Segundo ele, o registro é importante para saber com qual frequência esse tipo de objeto está passando pela terra. "Como era bem brilhante, pode acontecer de não se destruir em contato com o solo e encontrarmos partes dele depois. É isso o que vamos analisar agora." Marcelo prefere apostar que sua passagem pode indicar a vitória do Brasil nessa Copa do Mundo. 

Em fevereiro do ano passado, outro meteoro cruzou o céu de Campos e de algumas cidades do estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros recebeu vários chamadas de pessoas assustadas com o que tinham visto.

(Fonte: O Diário)
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.