Responsive Ad Slot

Política

política

PARLAMENTO JUVENIL REALIZA CAPACITAÇÕES PRESENCIAIS NO ESTADO

sábado, 19 de março de 2022

/ Jornal Olhar

 


A 13º edição do Parlamento Juvenil (PJ) - iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para incentivar estudantes da rede estadual de ensino a experimentar a atividade política - vai reunir, entre 22 e 28 de maio, 97 jovens de todo o estado na simulação das atividades do Legislativo fluminense. As aulas preparatórias do encontro, que ocorre nas regiões do estado, já começaram e vão até o dia 25/03.

Após as eleições dos representantes nas escolas, os candidatos passaram por uma capacitação on-line, onde aprenderam sobre o próprio Parlamento Juvenil e noções, normas e técnicas legislativas. Na fase preparatória, os alunos iniciam o dia com uma palestra sobre políticas públicas e os caminhos das leis, com o coordenador do PJ, ex-deputado estadual, Wanderson Nogueira. Já na parte da tarde, iniciam a escrita dos projetos de lei que defenderão na semana legislativa, com orientações de toda a técnica necessária.

“Esse primeiro encontro pessoal é para todos nós muito especial. Depois da pandemia então, ganha significado ainda maior. A ansiedade dos nossos jovens é a mesma nossa. São muitas as expectativas e, claro, o senso de responsabilidade. O nosso objetivo é reforçar a cultura participativa na política e de que o parlamento juvenil é muito mais do que a semana legislativa na ALERJ. É uma jornada que dura o ano todo, mas que vale para a vida inteira” – resume Wanderson Nogueira.

Seguindo a divisão administrativa da Seeduc dos locais de capacitação presencial, Iguaba foi escolhida para sediar a Baixadas Litorâneas, no dia 16 de março; a Serrana I em Petrópolis no dia 17, enquanto Nova Friburgo abriga o encontro dos municípios da Serrana II no dia 18.

A capacitação dos municípios da Região Metropolitana, que reúne o maior número de parlamentares juvenis, ocorrerá na segunda-feira (21/03), na Escola Souza Aguiar, no Centro do Rio. No decorrer da semana, há encontros marcados para Vassouras (Sul Fluminense) no dia 22, Volta Redonda(Centro-Sul) dia 23,Itaperuna (Noroeste) dia 24 e em Campos dos Goytacazes(Norte Fluminense), no dia 25.

Simulação da atividade parlamentar na Alerj

Após as capacitações, os deputados juvenis terão um prazo para inscreverem, em plataforma própria, os projetos de suas autorias, com suas respectivas defesas. Em maio, eles vão à sede da Alerj para as simulações das sessões parlamentares em que debatem seus projetos. Eles também participam de debates sobre a forma como a política e o exercício da cidadania impactam a vida da população, além de temas ligados à saúde psicológica na retomada das atividades cotidianas.

Na edição deste ano, o programa conta com o apadrinhamento da deputada Dani Monteiro (PSOL) e também oferece passeios históricos e culturais


ASCOM: Foto: Thiago Lontra | Texto: João Pedro Lima

Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.