Responsive Ad Slot

Política

política

Capela Mortuária vira leito no Noroeste Fluminense

domingo, 28 de março de 2021

/ PPM

 



Na cidade de Varre-Sai, noroeste fluminense, com o auxílio da Paróquia São Sebastião e Santa Filomena, foi possível liberar espaço para a abertura de 5 leitos, para auxiliar no tratamento das vítimas da Covid-19. A Secretaria de Saúde do município vai utilizar o espaço da Capela de São Camilo de Lélis, que funciona no Hospital São Sebastião. De acordo com o pároco Pe. Rogério Cabral, na última quinta-feira (25/03), foi procurado pelo secretário de Saúde Dr. Fabbri Ramos, após uma reunião o padre providenciou a retirada do Sacrário e mobiliário da capela, para que os equipamentos fossem instalados.


A Capela do Hospital foi reaberta há quase 10 anos, em 13 de junho de 2011. O atual espaço utilizado, era a antiga Capela mortuária que o prefeito Dr. Silvestre cedeu à paróquia e com a contribuição do povo, custeou toda a obra.


“De maneira, meus caríssimos paroquianos, benfeitores e comunidade de Varre-Sai, nós queremos colaborar, e louvar a Deus pelos 5 leitos que lá foram abertos, inclusive já sendo usados. Continuemos a nos cuidar, usando máscara, álcool em gel, higienizando as mãos com água e sabão, mantendo o distanciamento e contando com a graça de Deus”, afirmou o Pe. Rogério, em nota de esclarecimento divulgada nas redes sociais da paróquia.


Para o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, que é bispo referencial da Pastoral Nacional da Saúde, da CNBB, urgente é evitar que as pessoas sejam vítimas, e que esta é a prioridade da Igreja. ]


“Fomos informados, pelo Pe. Rogério, da colaboração com a prefeitura cedendo o espaço da capela mortuária para certamente leitos de UTI, a serem utilizados para intubação, para esse processo que está justamente para pacientes graves daCovid-19. Certamente um gesto Cristão, solidário, claro que podemos pensar bom, mas apenas necessário hoje também. Sim, mas urgente é evitar que as pessoas sejam vítimas. A prioridade é essa, mas não será uma sessão permanente, mas não podemos antever o quanto essa pandemia vai durar. O que devemos fazer hoje. E hoje é salvar vidas, então nós estamos de acordo. Peço que um cristão decoração aberto só possa também se colocar na mesma situação, porque se tivesse um familiar que precisasse ter um leito, gostaria de ter um leito. Nós estamos pensando nessa situação. Porque Deus é um Deus de vivos, quer que as pessoas vivam e nós temos que fazer o possível, volto a insistir para reduzir a morte. Ou evitar essas mortes que são justamente as vítimas de um vírus que está nas cepas mais letais e que não se pode brincar”, declarou Dom Roberto.


Por recomendação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), através da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva- Núcleo Itaperuna, com os prefeitos e secretários municipais de Saúde da região Noroeste Fluminense, a Prefeitura Municipal de Varre-Sai emitiu um novo decreto para intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus.

Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.