Responsive Ad Slot

Política

política

Produtores do Noroeste e Serrana são finalistas do IV Concurso de Cafés Especiais do Estado

sábado, 30 de janeiro de 2021

/ Jornal Olhar

 




A final do IV Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro será realizada neste sábado (30), às 9h30, e a premiação poderá ser acompanhada pelo canal da Ascarj no YouTube.  Entre os finalistas, sete são produtores do Noroeste e um da Região Serrana (quatro vias úmida e quatro natural). Na ocasião, o Sebrae Rio dará suporte para a realização do leilão virtual, com a presença de 17 compradores (RJ, PR, SP e MG), que acontecerá  por meio de plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado, também parceiro do evento. 

Durante o processo, 33 produtores do Vale do Café, Região Serrana e Noroeste Fluminense concorreram à premiação. Um total de 40 amostras foram analisadas (22 vias úmida e 18 natural) pela comissão julgadora, formada pelo professor João Pavesi, o Instituto Federal do Espírito Santo e a empresa Caparaó Junior.   

O concurso tem por objetivo fomentar o plantio de cafés de qualidade, para agregar valor e conquistar novos mercados e, consequentemente, contribui para a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva fluminense no mercado nacional.    

"A realização desse Concurso é uma grande oportunidade para consolidar o Café Especial fluminense no cenário Nacional de cafés de qualidade", afirma Marceli Angelo, analista do Sebrae Rio. 

Resultados anteriores  -  As edições anteriores do Concurso geraram resultados significativos para os produtores de cafés especiais fluminenses. Em 2018, a saca de café vencedora foi vendida por R$ 12 mil e, na terceira edição (2019), o leilão alcançou a marca de R$ 44,2 mil em vendas, contemplando nove produtores finalistas.   

Mercado  -  A Coordenação de Agronegócio do Sebrae Rio, por meio do projeto "Diversificação de Mercado para Atividades Rurais", tem realizado ações com ênfase na ampliação de mercado, melhoria da gestão e transformação digital para produtores rurais no Centro Sul, Noroeste e Região Serrana. Por meio de edital, o projeto conta com 57 participantes, sendo 28 produtores de café. "O Sebrae Rio vem desempenhando um papel fundamental no fomento a profissionalização da gestão do negócio rural, que inclui a transformação digital do produtor e o acesso a novos mercados digitais  B2B e B2C", ressalta Marceli Angelo.


Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.