Prefeitura M. de São Francisco divulga balanço das ações das chuvas


Após mais de uma semana de ações para minimizar e reparar as consequências dos altos índices de chuva registrados em São Francisco de Itabapoana (SFI), a prefeitura divulgou balanço do que foi feito até o momento.

Desde o último dia 17, pelo menos 25 famílias tiveram que deixar suas residências. Elas foram atendidas por equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e seguem sendo monitoradas pelos órgãos. Quanto a casas atingidas, o número chega a 200.
Para escoar a água, foram abertas valas nas localidades de Guaxindiba, São Domingos e Santa Clara. Além disso, foram colocadas bombas de sucção em Divinéa, Guaxindiba e Santa Clara. Em Imburi, foi feita a limpeza de canais e colocação

pontual de manilhas
O Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) cedeu ao município duas retroescavadeiras e três caminhões para auxiliar nos trabalhos. O Executivo municipal, além de mobilizar servidores, equipamentos e frota, conta ainda com a solidariedade de empresários locais que emprestam maquinário para ajudar no escoamento da água.

A prefeita destaca a mobilização de diversos departamentos e secretarias da municipalidade. “Também contamos com o amparo do Governo do Estado e deputados. Vamos precisar da ajuda de todos para reparar o que foi feito de forma emergencial”, afirmou, acrescentando que a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento elaborou o projeto de drenagem para Santa Clara. Na semana que vem, a documentação será entregue ao governo estadual, solicitando auxílio para a execução.

Nesse domingo (26), a prefeita acompanhou a visita de técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras aos pontos de alagamento para avaliar o reflexo das fortes
chuvas. Em paralelo, a prefeitura encaminhará um relatório das ações desenvolvidas até o momento.
Além disso, o superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mário Sérgio Ribeiro, confirmou na semana passada que uma equipe do órgão visitará o município para definir o tipo de apoio que será disponibilizado para as ações de prevenção e combate à dengue.
“Seguimos trabalhando e lutando para resolver essa complicada situação”, finalizou a prefeita.

Doações —  A prefeitura, junto com sociedade, desenvolve uma campanha de doações para as famílias atingidas. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (22) 9.9997-5855.  Os pontos de entrega são:
– Gargaú: Unidade de Saúde
– Santa Clara: Pizzaria 3 Irmãos
– Barra do Itabapoana: Unidade de Saúde
– Sossego: Padaria e Mercearia Vitória
– Guaxindiba: Praia Club
– Centro: Sede da SMTDH, Paróquia São Francisco de Paula e Primeira Igreja Batista

Nenhum comentário