Responsive Ad Slot

Política

política

São Francisco do Itabapoana pode decretar estado de emergência por conta da chuva

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

/ I.R.

O alagamento em vários pontos, deixa a defesa Civil em alerta e mobiliza equipes da prefeitura.  Segundo o Instituto Clima Tempo, nas ultimas 24 horas, cerca de 80 milímetros de chuvas atingiram o município que já estava recebendo chuvas a mais de uma semana.  

Para se ter uma ideia,  80 milímetros é como se depositássemos 80 litros de água em apenas um metro quadrado, em um solo já encharcado. 

Quanto às valas que foram cobertas no ano passado e que podem estar ocasionando alagamentos em Santa Clara,  a Prefeita disse que pretende reabri-la. " A Defesa Civil já está levantando todas as demandas. O meio ambiente e a Procuradoria já estão acionando o MP para auxiliar o Município respaldando a abertura das valas", confirmou Francimara.

Segundo ela,  em Santa Clara, existiam algumas valas que foran fechadas por determinação da justiça e pode ter agravado a situação na localidade. " A algum tempo atrás alguns moradores queriam que as valas fossem fechadas, enquanto outros queriam que as valas ficassem abertas. Por determinação do Ministério Público nós fechamos e acho que teremos que abrir novamente, pois se continuar chovendo a situação pode se agravar ainda mais", destacou Francimara. 
A prefeita disse que está mobilizando todas as secretarias para dar suporte em Santa Clara e que ela irá acompanhar pessoalmente. 

Situação das estradas:
Outro grande problema,  segundo a Prefeita são as estradas vicinais que estão intransitáveis em diversos pontos, devido ao grande volume de chuvas e vários trechos de asfalto que estão em situação precária,  como por exemplo o acesso às praias de Santa Clara e Gargaú. Quanto a essa situação,  Francimara nos informou que tem uma agenda amanhã, as 17h, na capital,  com o Governador Wilson Vitzel,  onde ela vai estar apresentando um relatório detalhado das condições das estradas e solicitar ao Governador apoio para resolver o problema.
 O tempo deve seguir instável,  pelo menos até o fim de semana.  No sábado por exemplo,  a previsão é de chuvas com cerca de 25 milímetros. 

carlosjorgepedagogo
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.