Responsive Ad Slot

Política

política

Prazo da biometria obrigatória é prorrogado em 16 cidades do interior do Rio

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

/ PPM

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu prorrogar o prazo final de encerramento da biometria obrigatória em 16 municípios do interior onde a previsão inicial era de que o procedimento obrigatório fosse concluído no próximo domingo (1º).
Em 11 municípios, o novo prazo passa a ser no dia 6 de dezembro: Arraial do Cabo, Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, Comendador Levy Gasparian, Iguaba Grande, Mendes, Porto Real, Quatis, Quissamã, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto.
Em outros cinco municípios, a data final foi prorrogada para 19 de dezembro: Porciúncula, Miracema, Laje do Muriaé, Rio Claro, Silva Jardim.
O TRE registrou uma grande procura dos eleitores pela biometria nas última semanas, o que tem, inclusive, provocado problemas de acesso ao site e à central de atendimento telefônico (CAT).
A prorrogação oferece mais uma oportunidade aos eleitores de realizarem a biometria, evitando o cancelamento do título.

Nos demais municípios, o prazo limite do cadastramento obrigatório permanece em 1º de dezembro. São eles: Cardoso Moreira, Cordeiro, Italva, Itaocara, Macuco, Natividade, São Fidélis, Varre-Sai e Vassouras.
Em Duque de Caxias, São João de Meriti e Magé, o TRE já havia decidido pelo adiamento do prazo final na semana passada. Nesse três municípios da Baixada Fluminense, os eleitores terão até o ano que vem para comparecer ao cartório eleitoral. As novas datas passaram a ser: em Duque de Caxias, 14 de fevereiro; em São João de Meriti, 31 de janeiro; e em Magé, 10 de janeiro.

Plantão de atendimento

Neste sábado (30), das 9h às 15h, haverá plantão em todas as zonas eleitorais do estado, com exceção daquelas situadas nos municípios que já concluíram a revisão biométrica do eleitorado (Armação dos Búzios, Niterói, São João da Barra, Queimados, Rio das Ostras, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes). O eleitor em dúvida sobre a necessidade de fazer a biometria pode fazer a consulta no site do TRE-RJ ou na Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000.
Todos os eleitores devem fazer o agendamento para serem atendidos no plantão. Localizada na Avenida Wilson, 198, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do Centro do Rio é o único posto sem a necessidade de agendar o atendimento.
O posto atende eleitores de qualquer domicílio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, mediante distribuição de 250 senhas, que equivalem à capacidade de atendimento. As senhas começam a ser distribuídas na abertura dos trabalhos, por ordem de chegada.

Capital e demais municípios

Os eleitores da Capital e demais municípios que não estão passando pela biometria obrigatória não correm risco de perder o CPF ou deixar de receber algum benefício social ou aposentadoria, uma vez que, neles, o cadastramento não é obrigatório neste ano. Nessas cidades, caso necessário, os eleitores podem fazer alterações ou atualização do título até o dia 6 de maio de 2020 (150 dias antes das eleições do primeiro turno em todo o país, como determina a legislação), data de fechamento do cadastro nacional de eleitores. Para esses eleitores, vale a meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que todos os eleitores brasileiros cadastrem o dados biométricos até as eleições de 2022.
Veja outras notícias da região no G1 
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.