Responsive Ad Slot

Política

política

PEDAL DA PAZ: DETRAN.RJ PARTICIPA DE PEDALADA POR TRÂNSITO SEGURO.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

/ Jornal Olhar

O Detran.RJ participa no próximo domingo (26/05), a partir das 8 horas, no Parque de Madureira, da Pedalada da Paz, evento que faz parte da Campanha Maio Amarelo. O objetivo da ação é alertar os ciclistas sobre como eles devem se comportar no trânsito para poder pedalar em segurança.
Embora neste ano o foco das ações da campanha seja o pedestre, os ciclistas continuam sendo vítimas de muitos acidentes de trânsito. Para tratar do tema, agentes da Coordenadoria de Educação do Detran.RJ vão distribuir 200 Minicódigos do Ciclista com regras como uso de campainhas, sinalização noturna e retrovisores nas bicicletas.
Além disso, será montada uma tenda no local, onde serão desenvolvidas atividades lúdicas com informações sobre um trânsito mais seguro e distribuição de brindes para as crianças.
A Pedalada da Paz é resultado de um esforço conjunto de órgãos estaduais e municipais com entidades da sociedade civil. Durante todo o mês de maio o Detran.RJ vem realizando ações que chamem a atenção para um trânsito mais seguro, com foco no pedestre. Com base no slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, agentes da Coordenadoria de Educação estão realizando a Operação Transite Seguro desde o último dia 6. Eles abordam as pessoas mostrando a importância da adoção de atitudes seguras e preventivas. Entre outros locais, já estiveram presentes na esquina mais movimentada de todo o Estado, na Avenida Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana, no Centro do Rio.
Até o fim do mês, a Operação Transite Seguro será realizada em Teresópolis, no dia 27, e, na capital, na Estrada Intendente Magalhães, em Vila Valqueire, dia 29; no Center Shopping, em Jacarepaguá, dia 30, e na Avenida Presidente Vargas, em frente à Central do Brasil, no dia 31.
Nessas ações, os agentes do Detran.RJ conscientizam os pedestres sobre o uso de faixas, passarelas e passagens subterrâneas para atravessar as vias. O respeito à sinalização e a necessidade de se andar na calçada, atender ou mandar mensagens pelo celular somente em local seguro e não utilizar fones de ouvidos ao atravessar ruas são também comportamentos essenciais.

Ao longo deste mês, o Detran.RJ também está promovendo 17 palestras de conscientização em empresas e escolas. As próximas serão dia 27, no Colégio Estadual Professor Antonio Maria Teixeira Filho, no Leblon; dia 28, na Fábrica de Lubrificantes da Petrobras, em Duque de Caxias; e dia 30, na Racional Engenharia, no Anil.
O Detran.RJ também realizou duas capacitações para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, uma em Petrópolis, no dia 8, e outra em Cambuci, no dia 23 de maio. Nessas ações, os agentes explicaram aos professores como podem trabalhar o tema trânsito dentro do conteúdo pedagógico em sala de aula, em matérias como Português e Matemática.  Além disso, são distribuídos aos professores CDs com músicas educativas e material didático para ser trabalhado com os alunos.
Todas as ações da Campanha Maio Amarelo têm por objetivo reduzir o número de vítimas em acidentes de trânsito. No ano passado, 39% das 1.925 mortes no trânsito do Estado do Rio foram por atropelamento e, embora o número de vítimas estar caindo a cada ano, ainda é muito alto. Em 2018, por exemplo, foram 28.053, entre mortos e feridos.
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.