Responsive Ad Slot

Política

política

Dicas para evitar assaltos na saída de agências e caixas eletrônicos

domingo, 13 de janeiro de 2019

/ Jornal Olhar

Um dos assaltos mais comuns é conhecido como "Saidinha de banco". O especialista em segurança do GRUPO GR, Rogério Rodrigues, alerta a população sobre algumas dicas de segurança para quem for sacar dinheiro em agências e caixas eletrônicos.

Confira abaixo as dicas de segurança do GRUPO GR.
NO BANCO

- Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.
- Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi.
- Dê preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando fazer saques de grandes quantias em espécie.
- Se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis. Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim (alguns bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa).
- Aproveite o tempo da fila para observar as pessoas ao seu redor, procurando alguém "interessado" em você.
- Procure não realizar um único saque: se possível parcele o valor, os dias e horários dos saques.
- Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite fazer comentários com pessoas estranhas, mesmo as que estiverem muito bem vestidas.
- Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças.
- Mude sempre os trajetos e os horários para ir ao banco.
- Desconfie das pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação.
- Após a saída do banco, procure ser discreto.
- Caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre em alguma loja movimentada e ligue para a Polícia, através do número 190.
- Em caso de assalto, NUNCA reaja. Seu dinheiro, por mais suado que seja, não é mais importante que sua vida e pode ser adquirido novamente com trabalho e esforço.

EM CAIXAS ELETRÔNICOS

- Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético.
- Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras.
- Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.
-Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.
- Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.
- Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.
- Evite fazer saques à noite.
- Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico. - Não guarde o cartão bancário e a senha no mesmo lugar, e não os entregue a estranhos. O ideal é memorizar a senha.
- Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.
- Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.

Grupo GR
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.