Responsive Ad Slot

Policial

Policial

Seminário destaca as potencialidades econômicas do Noroeste

domingo, 16 de dezembro de 2018

/ Jornal Olhar


Uma roda de conversa com empreendedores de sucesso do Noroeste Fluminense encerrou o seminário Perspectiva nas Potencialidades Regionais que aconteceu no auditório do IFF, em Santo Antônio de Pádua, na última quarta (12). Organizado pelo Sebrae Rio e pela Rede de Agentes de Desenvolvimento do Noroeste, o evento debateu como as vocações regionais podem ser exploradas para despertar o empreendedorismo e desenvolver a economia das cidades da região.
Jorge Luís Gomes dos Santos e José Alcino Cosendey, analistas do Sebrae Rio, destacaram a importância da Rede de Agentes de Desenvolvimento para o fortalecimento das políticas públicas que favorecem o desenvolvimento dos pequenos negócios. Os agentes de desenvolvimento são servidores públicos que têm um papel importante de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público e as lideranças do setor privado local.
Os prefeitos Josias Quintal (Santo Antônio de Pádua) e Leonardo Coutinho (Porciúncula) participaram do evento, que contou com a presença de gestores de outros municípios da região e representantes de instituições importantes.
A programação do evento incluiu uma palestra com o diretor administrativo da Copapa, Fernando Pinheiro, que falou sobre a importância da formalização dos negócios e sobre boas práticas de gestão.  O enfoque sobre como as vocações regionais podem convergir para o desenvolvimento do turismo foi abordado por Julio Lêdo.
Por fim, o painel com os empreendedores regionais mostrou o caminho trilhado por cada um até se destacarem em seus respectivos segmentos.  A roda de conversa foi mediada pela Agente de Desenvolvimento de Pádua, Rosemeri Santos. Os participantes foram Ana Lúcia Rezende, empresária do ramo de gastronomia (Casa da Mãe Joana) e presidente do Núcleo Sabore’Art Natividade;  Clarissa Magalhães (Sítio Taquari e Paiol) e vice-presidente do Núcleo Gastronômico de Itaperuna; o cafeicultor Suhail Mayzoub, sócio do premiado Café Iranita, de Porciúncula; o tatuador miracemense Vinícius Leite; e o agricultor paduano Genilson Gonçalves, que tem um sítio no distrito de Santa Cruz e é um dos pioneiros na região na produção de alimentos orgânicos através do Sistema Agrofloresta (SAF).
Entre as experiências partilhadas, todos destacaram a importância da legalização da empresa, da capacitação constante e do associativismo como meio de buscar o crescimento no mercado; ressaltando que a orientação e o apoio fornecido pelo Sebrae foi essencial para o desenvolvimento dos negócios.
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.