Responsive Ad Slot

Política

política

Veja como reativar benefício cortado.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

/ Jornal Olhar

Aposentados e pensionistas do INSS que não fizeram prova de vida têm que fazer recadastramento anualmente.
      
Os mais de 304 mil aposentados e pensionistas do Intituto Nacional do Seguro Social ( INSS) de todo Estado do Rio de Janeiro que não fizeram a prova de vida do ano passado - o prazo prorrogado acabou em maio - e que teve o benefício suspenso pode reaver o dinheiro. Embora não tenha dados atualizados, o INSS informou que esse corte pode ser feito a qualquer tempo. Para se ter uma ideia, de 468,7 mil convocados no último recadastramento apenas 164,7 mil comprovaram que estão vivos no estado. Em todo país mais de 2 milhões de pessoas estão na mesma situação.
E como proceder caso o benefício seja suspenso? De acordo com João Badari, do escritório Aith, Badari e Luchin é bem simples: "Basta que o segurado que teve o benefício suspenso se dirigir ao banco onde recebe o pagamento, mas caso não tenha conta corrente, é preciso ir ao INSS".
Para ter o benefício reativado é preciso apresentar no local que fizer o recadastramento, no banco onde recebe o benefício ou no posto do INSS, um documento de identificação com foto, como identidade, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo.

Quem não pode sair de casa por motivo de saúde, pode ser representado por outra pessoa. O procurador precisa ir a uma agência da Previdência com um atestado médico emitido há menos de 30 dias e uma procuração registrada em cartório.
"O recadastramento é feito anualmente. Normalmente os próprios bancos determinam um prazo para que aposentados e pensionistas comprovem que estão vivos", informa Badari.
A instituição financeira tem autonomia para regularizar a situação em qualquer período do ano.
Último balanço.

Até março de 2018, quando foi feito o último levantamento, mais de 2 milhões dos 34 milhões de beneficiários ainda não tinham feito a prova de vida. Sem a comprovação, mais de 112,7 mil benefícios foram suspensos ou cancelados no ano passado. O pente-fino gerou uma economia de R$ 1,2 bilhão, segundo o INSS.
Banco avisa pelo terminal
Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizam essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos terminais de autoatendimento todos os anos, de acordo com o INSS.
Esse procedimento é obrigatório para todos os beneficiários que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. "Os bancos comunicam os beneficiários sobre a comprovação de vida", é importante ficar atento", diz Badari.

Fonte: O Dia.
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.