Projeto voltado para Água Mineral do Estado do Rio de Janeiro


O Sistema Firjan e o Sebrae estão investindo na capacitação das indústrias envasadoras de água mineral do Estado. Através do Procompi - Programa de Avaliação da Conformidade da Indústria de Água Mineral do Estado do Rio – uma série de ações estão sendo desenvolvidas para aprimorar o segmento, incluindo a implantação do primeiro selo de qualidade para este setor no Brasil.
Os proprietários e funcionários do setor de qualidade e setor produtivo das águas minerais Raposo, L’aqua, Divina e Soledade, indústrias afiliadas à Firjan, participaram de uma capacitação em Itaperuna. Além da interpretação dos requisitos normativos que foram desenvolvidos pela certificadora ABNT, a reunião teve por objetivo traçar estratégias, programar as consultorias e validar o escopo do projeto.

Participaram da reunião o especialista de Desenvolvimento Setorial da Firjan, Ronaldo Nogueira Martins; o analista técnico do Sebrae/RJ, Arthur Magalhães Poyares; e Fabrinni Monteiro dos Santos, diretor técnico da Dzetta, empresa responsável pelo enquadramento das empresas dentro das normas desenvolvidas pela ABNT. 

Esta capacitação é destinada às indústrias, mas para Nelson Rocha Filho, coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense, é importante estendê-la às empresas de distribuição, que são, em maioria, microempreendedores individuais e micro empresas.

“É de suma importância que o restante da cadeia produtiva também seja capacitada, uma vez que a qualidade da água que chega ao consumidor final depende também do bom serviço prestado pelos distribuidores. Por isso, o Sebrae irá atuar neste segmento, oferecendo capacitação para aprimorar a gestão empresarial e os cuidados de armazenamento e transporte que o produto deve ter. Esperamos com isso fomentar o aumento da renda e do emprego neste setor na nossa região”, esclarece Rocha.

O analista responsável pelo projeto no Noroeste, Arthur Poyares, concorda. “Precisamos capacitar todo o encadeamento produtivo. As distribuidoras necessitam de orientação sobre gestão, tributação. Estas demandas são muito recorrentes no atendimento realizado pelo Sebrae junto às empresas de distribuição de água mineral na região”, afirma Poyares.

O Procompi é executado pela Firjan, em parceria com o Sebrae/RJ, e financiado pelo Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria.

Nenhum comentário