Responsive Ad Slot

Política

política

Entidades médicas emitem posicionamento à ANVISA sobre rotulagem dos alimentos

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

/ Jornal Olhar

Médicos e nutricionistas fazem coro emitindo posicionamento conjunto direcionado à ANVISA favorável à implementação de rotulagem frontal de advertência em alimentos (sistema de octógonos) em 2018.
No momento da compra, a escolha de um alimento é influenciada pela sua embalagem, onde não é fácil identificar se ele contém quantidade excessiva de ingredientes levando ao desenvolvimento de doenças, como sal, açúcar e gordura saturada. A discussão sobre a mudança nos rótulos visando simplificar a identificação desses alimentos ocorre na ANVISA desde 2014. A medida é uma importante ação populacional de prevenção às doenças crônicas, que têm suas prevalências aumentando ano após ano.
Diante da carência e da urgência na adoção de medidas que contenham o crescimento desenfreado das doenças crônicas, como obesidade, hipertensão arterial e diabetes melito tipo 2, e da comprovada influência positiva da rotulagem de advertência (sistema de octógonos) para escolha de alimentos mais saudáveis, médicos e nutricionistas solicitam a ANVISA que não postergue a mudança de rótulos além de 2018.
O documento visa agilizar a implementação da rotulagem frontal no Brasil e disseminar a informação, fundamentada em evidências científicas, de que o melhor sistema é o de advertência.
Assinam o posicionamento:
Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – ABESO
Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN
Associação Médica Brasileira – AMB
Conselho Federal de Nutricionistas – CFN
Departamento de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria
Disciplina de Endocrinologia da FMUSP
Serviço de Endocrinologia da UFPR – SEMPR
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM
Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM
Sociedade Brasileira de Hipertensão - SBH
Para falar mais sobre o posionamento da entidades sobre a mudança no rótulos dos alimentos sugiro a Dra. Maria Edna de Melo, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).


Fonte:
Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – ABESO
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.