Responsive Ad Slot

Política

política

DETRAN PRESENTE OFERECE OFICINA PARA MULHERES EM CABO FRIO

domingo, 2 de julho de 2017

/ Jornal Olhar
Mutirão de serviços será realizado no dia 1º de julho no distrito de Tamoios. Mulheres poderão fazer curso com informações de mecânica
Foto: Alexandre Simonini/Detran. 
  
Cabo Frio será a quinta cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber o Detran Presente, projeto que oferece inúmeros serviços do Detran num mesmo local e em um só dia. Uma das atrações do programa será o curso gratuito “Oficina sob medida” para mulheres, que ensina as melhores técnicas de como manter os veículos em bom estado, com noções de funcionamento e mecânica dos carros. O Detran Presente vai estar das 9h às 16h, no distrito de Tamoios, no Centro Administrativo da Prefeitura, no Shopping UnaPark (Avenida Independência, lote 16, quadra 15 – loteamento Unamar) e contará com a presença de 150 funcionários do órgão estadual.  
Para participar da Oficina Sob Medida as mulheres deverão realizar suas inscrições antecipadamente no site do Detran (www.detran.rj.gov.br). Para participar a candidata não poderá estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h.
Nas quatro primeiras edições do Detran Presente, mais de 50 mulheres já receberam o certificado de participação do curso. “Este curso é uma excelente ação de formação. As mulheres podem ir até o Detran Presente utilizar os serviços e ainda aprender um pouco mais sobre mecânica. Não tem mais essa de que mulher não entende de carro”, diz Vinicius Farah, presidente do Detran. 

Ao todo, o Detran Presente já realizou mais de 9 mil atendimentos nas quatro cidades por onde o projeto passou: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias e Três Rios.
O Detran Presente também conta com inúmeros serviços, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão e a vistoria anual de veículos e a emissão de carteiras de identificação civil. Uma parceria com a Defensoria Pública também permite que os cidadãos possam retirar a segunda via de outras certidões. Confira a lista completa dos serviços que serão oferecidos no www.detran.rj.gov.br.
Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros, como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.  Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.
Após Cabo Frio, o Detran Presente vai estar em Vassouras no dia 15 de julho. No segundo semestre, pelo menos, 10 novas cidades vão receber o programa de serviços do Detran.
Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos
Em Cabo Frio, os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro.
O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte de uma série de serviços de Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.
Números do Detran Presente ultrapassam 9 mil atendimentos
O Detran Presente já totalizou 9.148 atendimentos nos quatro eventos realizados pelo Estado do Rio de Janeiro. Na primeira ação, em Petrópolis, foram 1.613 atendimentos, enquanto em Saquarema foram 2.450 ações e, em Duque de Caxias, 2.543. Na última edição, em Três Rios foram 2.542 atendimentos realizados pelos funcionários do Detran.
Nos quatro eventos, já foram emitidas 535 carteiras de habilitação, 1.353 carteiras de identidade. A vistoria é o serviço mais procurado até agora: já foram feitas 1.373.
Satisfação garantida 
As pesquisas realizadas pela Ouvidoria após o Detran Presente comprovam que a população das cidades visitadas aprova o programa. Em Duque de Caxias, 99% dos usuários classificação positivamente o mutirão de serviços. Em Saquarema, a aprovação foi de 97% e, em Petrópolis, 99%. Em Três Rios, o Detran Presente foi aprovado por 96,6% dos participantes, que consideram o atendimento 97,5% ótimo ou bom.

Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.