Responsive Ad Slot

Política

política

Noroeste: Conheça as dez cidades mais seguras do estado do Rio

segunda-feira, 8 de maio de 2017

/ PPM
O ano de 2016 não foi nada bom para o Rio no quesito segurança. O estado atingiu, entre outras estatísticas negativas, o maior número de roubos de veículo, a pedestre e de carga do último quarto de século, como mostraram dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados esta semana. O levantamento também apontou que o total de homicídios dolosos aumentou quase 20% na comparação com 2015, retrocedendo a patamares de 2009, no início do projeto das UPPs.
Nem tudo é violência em território fluminense, porém. Em algumas cidades do interior, os índices de criminalidade beiram a zero, dignos de qualquer capital nórdica. Por exemplo: em um recanto a menos de cem quilômetros do município do Rio, a apenas uma hora e meia da grande metrópole, um único roubo foi registrado ao longo de todo ano.
Veja, abaixo, quais são as dez cidades que registraram menos roubos no estado do Rio em 2016:
- Duas Barras: Sete roubos
Terra-natal do sambista Martinho da Vila, que ganhou até uma estátua em sua homenagem, Duas Barras fica na Região Serrana, próximo da bem mais conhecida Nova Friburgo. O município tem pouco mais de 11 mil habitantes.
Duas Barras: terra-natal de Martinho da Vila
Duas Barras: terra-natal de Martinho da Vila
- Cambuci: Cinco roubos
Cambuci está no Noroeste Fluminense, às margens do Rio Paraíba do Sul. São aproximadamente 15 mil moradores.
Cambuci fica no Noroeste Fluminense
Cambuci fica no Noroeste Fluminense
- Miracema: Cinco roubos
Embora não faça fronteira com Cambuci, o município também fica no Noroeste do estado - ambas as cidades têm como vizinha Itaperuna, por exemplo, maior cidade da região. Cerca de 27 mil pessoas vivem em Miracema, a maior população dessa lista.
Miracema: vizinha de Itaperuna
Miracema: vizinha de Itaperuna
- Porciúncula: Cinco roubos
Geograficamente, trata-se de outro representante do Noroeste Fluminense. Porciúncula, porém, é também o município situado mais ao Norte do estado do Rio. A cidade tem pouco mais de 18 mil moradores.
Porciúncula é o município mais ao Norte do estado do Rio
Porciúncula é o município mais ao Norte do estado do Rio
- Trajano de Moraes: Cinco roubos
Segundo representante na lista da Região Serrana, a cidade tem cachoeiras caudalosas e mata abundante. São cerca de 10.800 moradores.
Trajano de Moraes: apenas cinco roubos
Trajano de Moraes: apenas cinco roubos
- Laje do Muriaé: Quatro roubos
Só dá o Noroeste: Laje do Muriaé faz divisa com Miracema, que registrou apenas um roubo a mais no ano. É o município de menor população entre os mais seguros do estado: aproximadamente 7.500.
Lajé do Muriaé: só 7.500 habitantes
Lajé do Muriaé: só 7.500 habitantes
- Rio das Flores: Quatro roubos
A cidade fica já na fronteira com Minas Gerais, no Sul Fluminense. A Igreja Matriz de Santa Tereza D'Ávila, no Centro do município, é famosa por ter sido o local do batizado de Santos Dumont. Cerca de 8.500 pessoas vivem na cidade.
Rio das Flores fica na fronteira com Minas Gerais
Rio das Flores fica na fronteira com Minas Gerais
- Sumidouro: Quatro roubos
Também próxima de Nova Friburgo, na Região Serrana, Sumidouro é palco da cascata Conde D'eu, tida como a maior do estado, com 127 metros de queda. São aproximadamente 15 mil habitantes.
Sumidouro fica na Região Serrana
Sumidouro fica na Região Serrana
- Natividade: Três roubos
Quinto representante do Noroeste Fluminense na lista, Natividade fica logo abaixo de Porciúncula. Assim como as cidades vizinhas, tem história e cultura ligadas ao cultivo de café e conta com cerca de 15 mil moradores.
Natividade teve apenas três roubos no ano
Natividade teve apenas três roubos no ano
- Engenheiro Paulo de Frontin: Um roubo
Não fosse o único caso de roubo, ocorrido em agosto, a cidade passaria incólume no quesito violência em 2016. Curiosamente, é o município mais próximo da capital, a menos de cem quilômetros. Ao lado, por exemplo, está Paracambi, já considerada Baixada Fluminense. São pouco mais de 13 mil habitantes.
Engenheiro Paulo de Frontin: cidade mais segura do estado
Engenheiro Paulo de Frontin: cidade mais segura do estado
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.