Manutenção de piscina vai além dos cuidados com a limpeza

O brasileiro costuma associar piscina às estações mais quentes do ano, período que costuma coincidir com férias, Carnaval e as festas de final de ano. Muitos acabam esquecendo, no entanto, que é importante realizar manutenção constante, com medidas que não se restringem apenas à limpeza. Por isso, a Votorantim Cimentos recomenda aproveitar justamente o outono e o inverno, épocas mais frias do ano, para avaliar as condições da sua piscina e realizar os reparos necessários.

Entre os principais fatores que contribuem para o desgaste da piscina está o uso de produtos químicos para tratamento da água e até mesmo de cloro, o que faz estruturas de vinil e de fibra de vidro desbotarem. Já as piscinas de concreto ou alvenaria podem apresentar infiltrações, desplacamento e danos estruturais.

Segundo o gerente técnico do setor de autoconstrução da Votorantim Cimentos, Marcio Yoshiharu Matsumoto, em piscinas de concreto e alvenaria é preciso cuidado na hora de assentar e rejuntar pastilhas de vidro e porcelana em áreas molhadas. Existem produtos específicos para assentamento de pastilhas em piscinas e áreas externas, como a argamassa de alta aderência Votomassa Pastilhas. Na hora da aplicação, também é preciso atenção. Dependendo do tamanho da placa cerâmica, há necessidade de alterar o método de aplicação.

“Por exemplo, peças acima do formato 30x30cm ou 900cm² precisam receber a aplicação de dupla colagem e para cada formato de produto existe uma desempenadeira adequada para quando a argamassa colante é aplicada no substrato (estrutura finalizada) e também no verso da placa cerâmica. Após o assentamento do revestimento cerâmico, é necessário aguardar pelo menos três dias antes de executar o rejuntamento. Esta etapa, por sua vez, demanda rejuntes específicos para cada tipo de aplicação”, orienta Matsumoto.

Com o rejunte aplicado e a limpeza feita, basta aguardar no mínimo 21 dias, encher a piscina de água e se refrescar. Antes disso, no entanto, ainda é recomendado inspecionar todo o revestimento para conferir se há alguma placa se soltando ou se existe falha no rejuntamento. Caso a aplicação das placas cerâmicas na piscina seja feita com um tipo de argamassa inadequado, a durabilidade do revestimento pode ficar comprometida, ficando suscetível ao desplacamento cerâmico, a infiltrações e até danos estruturais na piscina.

Para acertar na escolha da argamassa e na aplicação, os proprietários podem contar não só com a orientação dos profissionais do varejo como podem lançar mão da tecnologia. No site Mapa da Obra (www.mapadaobra.com.br) são oferecidas várias informações para ajudar a ganhar tempo e economia. Há ainda o aplicativo Ajudante Votomassa que pode ser baixado gratuitamente em qualquer loja online para aparelhos com sistema Android e iOS. No Instagram da Votorantim Cimentos (@votorantimcimentos), o consumidor também encontra informações sobre a Votomassa e diversos outros produtos para obra e reforma.

Nenhum comentário