Responsive Ad Slot

Política

política

RJ já faz cirurgia bariátrica por vídeo há seis anos

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

/ Jornal Olhar
Procedimento menos invasivo que agora passa a estar disponível no SUS de todo país é feito na rede pública do Rio de Janeiro desde 2010. Equipe do dr. Cid Pitombo já operou mais de 1.600 pessoas pelo Programa de Cirurgia Bariátrica do Governo do Estado, com taxa de sucesso de 99%
Cid Pitombo no Hospital Estadual Carlos Chagas (Foto: Mauricio  Bazilio)O Rio de Janeiro detém o recorde de cirurgias bariátricas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), todas feitas por videolaparoscopia, técnica menos invasiva que permite recuperação mais rápida do paciente. Desde 2009, quando a equipe do dr. Cid Pitombo criou o Programa de Cirurgia Bariátrica no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mais de 1.600 pacientes foram operados, moradores de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. A média de atendimentos ambulatoriais está sendo mantida em 2.000/mês e a taxa de sucesso é de 99%.
A equipe do Programa é multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionais. Mais de quatro mil pacientes estão sendo acompanhados no pré e pós-cirúrgico.
"É um trabalho de resgate desses pacientes, realizado com muita dedicação e seriedade por toda a equipe. Devolvemos à sociedade o paciente antes obeso que não trabalhava, que tinha vergonha de comprar roupas e que não tinha mais vida afetiva.", conta o coordenador do Programa, o médico Cid Pitombo.
Estudo inédito feito pela equipe do dr. Pitombo de fato apontou que a vida sexual e financeira dos ex-gordinhos só melhorou após a cirurgia. Cerca de 40% dos pacientes afirmaram que a vida sexual passou de ruim para muito boa. Outros 14% disseram que a vida entre quatro paredes passou de boa para muito boa. Os novos magrinhos também relataram aumento de mais de 30% na renda familiar.
Atendimento a jovens - Pioneiro neste tipo de tratamento, o Programa já tratava jovens pacientes dois anos antes da divulgação de portaria do Ministério da Saúde, permitindo a realização da redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes a partir dos 16 anos. O objetivo principal é focar no atendimento especializado e preventivo, ou seja, a redução do peso com dietas. O motivo da opção prioritária pela não intervenção cirúrgica de imediato está relacionado aos eventuais danos psicológicos em pessoas tão jovens.
Perfil do especialista - Há quase 25 anos, ao sair da faculdade, Pitombo foi para os Estados Unidos se especializar em cirurgia laparoscópica. Voltou ao Brasil cinco anos depois para aprender sobre cirurgias da obesidade e, ao final do mestrado e doutorado, rodou grandes centros de cirurgia bariátrica nos EUA. Logo percebeu que os conhecimentos sobre laparoscopia e obesidade eram uma área a ser explorada. Juntou-se aos grandes nomes da cirurgia bariátrica, experimentou diferentes técnicas, operou e deu aulas em diversos países e se tornou referência no Brasil em cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica que utiliza em todas as unidades em que opera. O procedimento é menos invasivo e proporciona recuperação mais rápida do paciente.
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.