Responsive Ad Slot

Política

política

FIES abre inscrições

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

/ Jornal Olhar
Hoje (07) abrem as inscrições para o Fies que, para o primeiro semestre de 2017, oferece 150 mil vagas, 40% a menos do que no mesmo período do ano passado, quando 250 mil vagas foram ofertadas. Além da diminuição nas vagas o teto do financiamento caiu de R$ 7 mil por mês para R$ 5 mil no caso dos novos contratos.
Como já se sabe, nos últimos anos os programas educacionais do Governo Federal vêm sofrendo cortes, especialmente o Fies. Além disso, com a recessão econômica do país, muitos alunos ficaram inadimplentes - de acordo com dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação, 53% dos contratos do Fies estavam atrasados em setembro (última atualização disponível).

Com o aumento na competição por melhores condições de pagamento para o ensino superior e a dificuldade para pagar as mensalidades, os alunos vêm buscando alternativas para estudar, como as oferecidas pelo Quero Bolsa. O site, que tem parceria com mais de 900 faculdades, oferece mais de 650 mil bolsas de estudos parciais para quem pretende começar a estudar ainda em 2017. Os descontos podem chegar a 70% e são válidos até o final do curso. Atualmente, o site conta com mais de 11 milhões de acessos, enquanto em 2015 contava com 2 milhões - crescimento de 450%.

Para as faculdades, os cortes nos programas do governo impactam no número de alunos e, consequentemente, as instituições acabam com mais vagas ociosas. As alternativas aos programas do governo também oferecem às faculdades uma oportunidade para preencher essas vagas e evitar o prejuízo.
Desde sua criação em 2012, o Quero Bolsa já ajudou cerca de 100 mil alunos a conquistarem o sonho de ingressar no ensino superior. A principal diferença entre o Quero Bolsa e o Fies é que a empresa oferece um desconto nas mensalidades, não havendo necessidade de pagar nenhum valor após a conclusão do curso.

acesse o site do FIES aqui
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.