Responsive Ad Slot

Política

política

São Francisco de Itabapoana comemora 22 anos de emancipação

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

/ PPM

São Francisco de Itabapoana é um município da microrregião de Campos dos Goytacazes, na mesorregião do Norte Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui uma área de 1 111,335 quilômetros quadrados e uma população de 47 247 habitantes, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2008. Possui o 2º pior índice de desenvolvimento humano entre os municípios do estado, atrás somente de Varre-Sai.

O município de São Francisco de Itabapoana foi criado pela lei estadual 2 379, de 10 de janeiro de 1995.

O território do atual município de São Francisco de Itabapoana, quando da divisão do Brasil em capitanias hereditárias, passou a integrar a Capitania de São Tomé, ou Paraíba do Sul, concedida em 1536 a Pero Góis da Silveira. Esse donatário se estabeleceu na área em 1539, escolhendo, para implantação do núcleo original, o lugar que considerou de solo fértil e abrigado do tempo e dos índios goitacás que dominavam a região. Houve um entendimento com os indígenas, possibilitando a primeira plantação de cana-de-açúcar, próxima ao Rio Itabapoana.

Após segregar com os locais, retornou a Portugal, ficando, em seu lugar, alguns portugueses, até que outra expedição comandada pelo seu filho, Gil de Góis, aqui aportou. O plantio de cana cresceu, mas também ele teve um desentendimento com as tribos dos coroados ao norte e dos goitacás ao sul, e o cultivo foi abandonado.

No ano de 1995, São Francisco de Itabapoana ganha sua autonomia face à edição da Lei 2 379, de 18 de janeiro, desmembrado-se então do município de São João da Barra e sendo instalado em 1º de janeiro de 1997.
Hoje comemorando 22 anos.
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.