Responsive Ad Slot

Política

política

Secretário de Pezão admite que salário de servidor estadual pode atrasar de novo

domingo, 17 de janeiro de 2016

/ PPM

O secretário estadual de Fazenda, Julio Bueno, admitiu que não tem como garantir o pagamento em dia para os servidores do Rio em fevereiro. Em entrevista à rádio CBN, nesta quarta-feira, ele reconheceu que existe o risco de um novo atraso nos depósitos dos vencimentos no mês que vem.
— Vocês dizem que o secretário não tranquiliza. Eu não tranquilizo mesmo. Eu tenho que falar a verdade. A situação é gravíssima, no Brasil. Nós estamos lutando para pagar todo mundo em dia, mas eu não posso assegurar que vou fazê-lo. A gente conseguiu depositar o salário para todos ontem (terça-feira). Foi uma vitória. Vários estados não conseguiram e estão parcelando (os salários). Foi um ato heroico.
O secretário reconheceu que não há dinheiro em caixa e que, por isso, o Estado só conseguiu fazer o depósito ao longo do dia. Segundo ele, se o governo tivesse creditado os salários como fazia antes, com três dias de antecedência, problemas não teriam sido registrados:
— Estou usando o fluxo do dia para pagar os nossos servidores.
Um dia após a data prometida para o pagamento do salários, ontem, uma pensionista ainda se queixava de não ter recebido o salário. A estudante Carolina Rodrigues, de 21 anos, disse ter conferido o saldo bancário, por volta de 11h, que continuava negativo, mesmo sendo cliente do Bradesco.
— Ontem (terça-feira), liguei para a gerente (de banco), e ela disse que o pagamento cairia ao longo do dia, mas isso não aconteceu. Conferi hoje (ontem), e não há nada lá — reclamou.
No fim do dia, ela soube que houve um erro do banco, que não repassou a quantia da conta-salário para a conta-corrente.
Servidores do Estado do Rio reclamam que não receberam 1/3 de férias
Na quarta-feira, diversos servidores reclamavam de não terem recebido o adicional de férias (abono equivalente a um terço do salário) com os vencimentos depositados na terça-feira. Muitos alegavam nas redes sociais que, ao conferirem suas contas, encontraram valores creditados muito abaixo do esperado, como resumiu uma leitora no Facebook do EXTRA: “Recebi o salário minguado. Férias não!!!!!”. Outro servidor fez coro: “Faltou (pagar as) férias”.
O secretário estadual de Fazenda, Júlio Bueno, reconheceu que houve falhas no depósito de abono e acrescentou que também foram registrados descontos indevidos relacionados ao pagamento de auxílios. Ele pediu desculpas aos servidores, mas disse que não houve uma orientação de não pagamento, e que os erros foram pontuais. A orientação é que o servidor procure sua secretaria ou seu órgão de origem para resolver a situação.
Bradesco nega falha na transmissão dos pagamentos
O Bradesco limitou-se a informar, em nota, que “não procede a informação de problemas na transmissão de dados”. Uma fonte do setor financeiro explicou ao EXTRA, porém, que uma regra do Banco Central (BC) impede a transferência de recursos entre bancos feita por TED após um determinado horário. Como o Estado só fez o depósito de parte dos salários após o expediente bancário, isso pode ter impedido a transferência na própria terça-feira para os não correntistas do Bradesco que fizeram portabilidade.
extra.globo.com
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.