Responsive Ad Slot

Política

política

V Semana Fluminense do Patrimônio.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

/ PPM
Promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões. Esses são os objetivos da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), cuja quinta edição acontecerá entre os dias 11 e 22 de novembro, em todo estado do rio de janeiro. A cada ano, um tema orienta os debates e reflexões a respeito da preservação do patrimônio material e imaterial fluminense e, para esta edição, a escolha foi: “Território, Memória e Identidade Cultural”, cujo objetivo é sensibilizar governo, imprensa e sociedade civil sobre a importância do território e da memória na construção das identidades comunitárias.
 “Nas edições anteriores da Semana Fluminense do Patrimônio os debates mais calorosos orbitaram em torno de questões sobre identidade, território e memória, e por conseguinte, da imaterialidade do patrimônio que deles emergia. Esses eixos se apresentavam e se apresentam como os desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais e pela população em geral, e é o que também alimenta questões contemporâneas sobre a noção de patrimônio. Seguindo a uma já nova tradição, a de enfrentar desafios, fomos motivados a escolher ‘Território, memória e identidade cultural’ como tema para a V SFP”, explica Marcos José de Araújo Pinheiro, vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, uma das instituições organizadoras da Semana.
 A Semana do Patrimônio Fluminense abriga eventos diversos, que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão no site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br. A abertura do evento será no dia 11 de novembro, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio de Janeiro, quando está programada uma conferência com Javier Alejandro Lifschitz, professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Unirio e do Programa de pós-graduação em Memória Social. Na ocasião, também será lançada a publicação Olhares sobre o Patrimônio Fluminense, que reúne relatos dos eventos realizados e textos sobre os temas das quatro primeiras edições da SFP, além de fotos e poesias premiadas em concurso de mesmo nome que integra anualmente a programação da Semana. A cerimônia de abertura também incluiu a apresentação de três grupos culturais de Quissamã: Jongo da Machadinha, Sanfoneiros e Q’Batuque. Entre os dias 12 e 14, a Semana prossegue em Quissamã com o Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), que terá atividades no Centro Cultural Sobradinho, no Instituto Federal Fluminense (IFF) e na Fazenda Machadinha. A mostra cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense – fotografia e poesia” e a “Mostra de filmes Memória em Movimento” também fazem parte da programação a ser realizada no município.
A Semana do Patrimônio Fluminense é organizada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Fundação Casa de Rui Barbosa, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (IPHAN-RJ), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Museu do Meio Ambiente /Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Museu Nacional (MN/UFRJ). Este ano, a SFP conta com as parcerias do Centro Cultural Justiça Federal, do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Prefeitura Municipal de Quissamã, além do patrocínio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), do Grupo Libra e da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF)
O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) — realizado entre os dias 12 e 14 de novembro — é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP). Destinado à troca de ideias e experiências com a população, o encontro contempla conferências, palestras e mesas-redondas, que reúnem acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural.
Confira a programação do EPF:
12 de novembro de 2015
Local: Espaço Cultural José Carlos de Barcellos
16h às 18h: Roda de conversa Caminhos para a Preservação do Patrimônio Cultural em Quissamã
Local: Centro Cultural Sobradinho e praça ao lado da Igreja Matriz
18h30 às 21h: Abertura do V EPF
  • Conferência de Abertura sobre o tema Território, Memória e Identidade Cultural, com Lygia Segala — professora da UFF, doutora em Antropologia Social (UFRJ), com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris);
  • Apresentações culturais: Jongo da Machadinha, Fado, Boi Surubim, Q’Batuque e Sanfoneiros;
  • Feira de artesanato e gastronomia tradicional.
13 de novembro de 2015
Local: Auditório do Instituto Federal Fluminense
9h às 12h:  Mesa Redonda Patrimônio, Memória coletiva e Identidade
Participantes:
Regina Souza – Grupo de Fado de Quissmã
Dalma dos Santos Ricardo – Diretora do Memorial da Machadinha
Wagner Nunes Firmino – Coordenador do grupo de Jongo Tambores de Machadinha
Leandro Nunes Firmino – Mestre do grupo de Jongo Tambores de Machadinha
Lilian Sagio Cezar – Universidade Estadual do Norte Fluminense/ UENF
Mediador: Ricardo Moreno de Melo – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro    
13h: Performance com o professor de dança Allan Siqueira
14h às 17h: Mesa Redonda Patrimônio e território – lugares de memória
Participantes:
Helianna Barcellos de Oliveira – Criadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos
Simonne Teixeira – Coordenadora da Oficina de Estudos do Patrimônio Cultural
Rogério Ribeiro Fernandes – Coordenador do Centro de Memória/IFFluminense
Mariana Barcellos – Representante da Prefeitura Municipal de Quissamã
Mediadora: Luciane Barbosa de Souza – Coordenadora da Área de Patrimônio Imaterial do Inepac
14 de novembro de 2015
Local: Fazenda Machadinha      
9h às 12h: Mesa redonda Gestão do Território e Proteção do Patrimônio
Participantes:
Rosemary Ribeiro Ferreira – Presidente da Colônia Z-27 (Pesca Artesanal de Quissamã)
Deborah Bronz – Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento
Claudia Bove – Professora do Departamento de Botânica do Museu Nacional/UFRJ
Marcelo Braga Pessanha – Chefe da Reserva do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba
Mediadora:  Clara Maria Paulino Cáo – Assessoria de Articulação Institucional do Iphan-RJ
9h às 12h: Contação de Estórias com Dalma dos Santos Ricardo
14h às 16h: Encerramento do V EPF
Anúncio dos vencedores da Mostra de Fotografia e Poesia Olhares sobre o Patrimônio Fluminense
Apresentação cultural: Jongo mirim da Fazenda Machadinha
Mostra de filmesA Mostra de Filmes “Memória em Movimento” exibirá curtas, médias e longas-metragens, tendo por objetivo divulgar e promover o patrimônio cultural e natural brasileiro. As sessões acontecerão no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro, de 18 a 22 de novembro, e no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã, de 13 a 15 de novembro.
Em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio Janeiro, a mostra também incluirá uma seleção retrospectiva de filmes sobre bairros da capital fluminense, destacando lugares simbólicos da memória e da identidade carioca. Serão exibidos curtas e médias metragens de animação, ficção ou documentários que apresentem reflexões sobre a memória e sobre a diversidade de expressões e manifestações do patrimônio cultural (material e imaterial) e natural brasileiro.
 Mostra Cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense – fotografia e poesia
A mostra tem como foco ampliar a visibilidade do patrimônio tombado (material) ou registrado (imaterial) e também revelar o patrimônio que, mesmo sem proteção legal, seja reconhecido pela população fluminense, além de atrair diferentes olhares para nossos bens culturais e estimular atitudes mais responsáveis e efetivas com respeito à a sua preservação.
Com categorias infanto-juvenil (de 11 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos), as exibições contemplam os seguintes temas: “patrimônio da Região Norte Fluminense”; “Cultura em ação”; “Por onde andei”. As obras inscritas farão parte de exposição virtual no site da V Semana Fluminense do Patrimônio 2015 e serão utilizadas no material de divulgação da VI Semana Fluminense do Patrimônio 2016.
Apresentações culturais
As apresentações culturais serão realizadas, entre os dias 11 e 30 de novembro, sob a forma de espetáculos, oficinas e exposições com o propósito de exibir, divulgar e valorizar práticas, representações, expressões, saberes e técnicas do patrimônio cultural imaterial fluminense. As apresentações culturais acontecerão em várias regiões do território fluminense como Costa Verde, Grande Rio, Região dos Lagos, Médio Paraíba, Centro Sul, Norte, Noroeste e Região Serrana.
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.