Responsive Ad Slot

Política

política

A partir de hoje dia 30 em Petrópolis

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

/ Jornal Olhar
A partir de hoje, segunda feira, (dia 30), as lojas do primeiro distrito estão autorizadas a funcionar em tempo integral nas segundas-feiras, e não apenas a partir das 14h, como acontece normalmente. A medida é fruto de acordo entre o SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis e o Sindicato dos Empregados no Comércio, e vale para as quatro semanas que antecedem o Natal (dias 30 de novembro e 7, 14 e 21 de dezembro). A iniciativa tem o objetivo de dar mais oportunidade de compras para os clientes e movimentar a economia da cidade. O acordo abrange todo o setor do comércio varejista e o segmento de materiais de construção.

“Com o funcionamento em horário integral, abrimos uma oportunidade para as pessoas realizarem suas compras para o Natal. Da mesma forma, com as lojas abertas durante todo o dia, os lojistas têm mais oportunidade de realizar bons negócios, e recuperar as vendas de um ano que foi difícil para o comércio varejista”, destaca o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.

O funcionamento foi acertado na Convenção Coletiva entre empresários e empregados no comércio. Em compensação ao trabalho nas segundas, os empregados terão direito a duas folgas: uma no dia 2 de janeiro de 2016 e outra na quarta-feira de cinzas de 2016. Nestas datas, fica expressamente proibido o trabalho dos comerciários – as datas não poderão ser negociadas. Em caso de descumprimento da regra, o Sindicato dos Empregados no Comércio Petrópolis poderá aplicar multa à empresa infratora, no valor de um piso salarial vigente à época da infração por empregado que for encontrado trabalhando de forma irregular.

Nos demais distritos, funcionamento integral nas segundas-feiras a partir do dia 14

Um outro acordo entre o Sicomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis também permitirá a abertura das lojas dos demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse) nos dias 14, 21 e 28 de dezembro. Neste caso, em compensação ao trabalho nestes dias, os empregados receberão salário referente às horas trabalhadas acrescidas de 100% mais o vale-transporte. Além disso, ele terá direito a uma folga, que deverá ser concedida em até 30 dias. O acordo garante a semana inglesa e a folga semanal aos comerciários. Para estes distritos, ficam excluídos do acordo segmentos de supermercados, mercados, minimercados, farmácias, drogarias e material de construção.

Mais detalhes podem ser consultados pelo site www.sicomerciopetropolis.com.br, pelo e-mailsicomercio.petropolis2011@gmail.com, pelo telefone (24) 2237-0806, ou indo pessoalmente ao Sindicato, na Rua Irmãos D’Ângelo, 48, coberturas 4 e 6.
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.