Responsive Ad Slot

Política

política

Giro + Legislativo começa hoje na Câmara de Campos, com Grandes Nomes.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

/ PPM

O Giro + Legislativo, que começa nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, terá palestra do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), relator do processo relacionado às “pedaladas fiscais” praticadas do governo da presidente Dilma Roussef. O evento termina nesta sexta-feira (18). Nardes irá proferir palestra sobre o tema “As Contas Públicas e a Transparência no Cenário Público Brasileiro”, no encerramento do evento, na sexta, às 10.30h. Outras figuras importantes do mundo jurídico, da magistratura e da política serão outros palestrantes.

Edson Batista“Buscamos o fortalecimento do Legislativo nos espaços de atuação política. O evento será uma troca de experiências exitosas entre Câmaras do Brasil. Vamos destacar uma de nossas iniciativas, o Fundo Especial da Câmara, que possibilita a implantação de ações por parte das Câmaras, entre elas a construção de sede própria para as que não possuem. Com o Fundo, criamos uma Escola de Gestão e a TV Câmara, que agora terá sinal aberto, visando uma maior interlocução com a sociedade. Muitas câmaras poderiam construir uma sede própria, quando a maioria delas funciona em prédio cedido pelo Executivo”, explicou o presidente da Câmara de Campos, vereador Edson Batista.


O Giro, organizado pela Câmara em parceria com a Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores do Legislativo e Tribunais de Contas Municipais), será aberto hoje, às 20 horas, com palestra do ex-governador e atual secretário de Governo de Campos, Anthony Garotinho, sobre “O Desafio das Lideranças Políticas diante da nova Sociedade Brasileira”. A vice-governadora do Piauí, Margareth Coelho, e o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias também irão discorrer sobre o assunto.


Na quinta-feira, pela manhã, o tema será “Escolas do Legislativo Fazendo a Diferença”, às 9.30h. Os palestrantes serão Florian Madruga, presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos); Madu Macedo, que fará o lançamento do livro “Constituição em Miúdos”; e Roberyo Lamari, fundador da Escola do Parlamento da Alesp e da Câmara Municipal de São Paulo.


Às 11h, as palestras terão como assunto a “Produtividade Legislativa da Câmara Municipal”, com José Luiz Blaszak, ex-juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Mato Grosso; Anderson Alarcon, consultor de Câmaras Municipais; e Felippe Klem, procurador jurídico da Câmara Municipal de Campos.


À tarde, “A Voz do Legislativo Municipal”, terá o tema a ser proferido a partir de 14h, pelo presidente da Câmara de Campos, vereador Edson Batista; por Carla Bisol, coordenadora executiva da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas; e Antônio Assiz, diretor de comunicação da Câmara Municipal de São Paulo.


Às 15.30h, “Fortalecendo os Meios de Comunicação das Câmaras Municipais”, com o vereador e presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB); Antônio Carlos Fernandes, presidente da Fenalegis; Francisco Biondo, diretor do Interlegis/Senado; e Carlos Neiva, engenheiro da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados.


No período da noite, às 20h, “Participação da Mulher no Cenário Público Brasileiro” será o tema das palestras, com Luciana Lossio, ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Rosinha Garotinho, prefeita de Campos dos Goytacazes; Gabriela Rollemberg, advogada e cientista política, presidente da Comissão de Direito Eleitoral OAB-DF.


Contas Públicas e Transparência – Por fim, na sexta-feira, às 10.30h, palestra de encerramento: “As Contas Públicas e a Transparência no Cenário Público Brasileiro”, com Augusto Nardes, ministro do TCU; Paulo Feijó, deputado federal; Marcus Vinicius Filgueiras, professor de direito administrativo e assessor jurídico do Mercosul; e Clarissa Garotinho, deputada federal.


Saiba mais aqui.

com informações do Campos 24hs
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.