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Autopista entrega obra do Contorno

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

/ Jornal Olhar

Modernização da Avenida do Contorno é entregue para a população

Ampliação das pistas vai permitir maior fluidez do tráfego em Niterói e redução de acidentes, proporcionando maior conforto e segurança aos usuários. Governador do Rio de Janeiro e o prefeito de Rio de Janeiro, de Niterói e de São Gonçalo participam da cerimônia de inauguração

A Autopista Fluminense, empresa do Grupo Arteris, na sexta-feira (07) a nova Avenida do Contorno do Barreto em Niterói, um dos principais eixos viários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A via, agora com três pistas em cada sentido, permitirá a interligação mais eficiente de veículos proveniente das cidades de Niterói, Rio de Janeiro e outros municípios da região metropolitana com destino à rodovia Niterói–Manilha e às regiões de São Gonçalo e Itaboraí.

A Avenida do Contorno foi construída há 55 anos para fazer a ligação das áreas portuárias e ferroviárias de Niterói e São Gonçalo. A partir da conclusão da Ponte Rio-Niterói em 1974, o tráfego cresceu de forma considerável, tornando a duplicação imprescindível. A nova Avenida do Contorno também passará a contar com acostamentos, que vão ajudar a manter a fluidez do tráfego em caso de panes mecânicas ou acidentes. Até  então, tais situações prejudicavam o trânsito em dias de intenso movimento. Em finais de semana prolongados, situações esporádicas, o acostamento poderá ser utilizado como quarta faixa em cada sentido da via, desde que devidamente autorizado pela PRF e sinalizada pela Concessionária.

A partir das obras de ampliação e melhoria, a Avenida do Contorno também se posiciona como um importante eixo para o turismo, permitindo ligação da capital com cidades da Região dos Lagos, como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, Região Serrana e Norte Fluminense. A via possui 2,2 quilômetros de extensão, sendo utilizada diariamente por mais 99 mil veículos, conforme último estudo de monitoramento de tráfego realizado pela Autopista Fluminense, no primeiro semestre deste ano. As obras de ampliação foram iniciadas em fevereiro de 2013, na qual a concessionária investiu R$ 90 milhões para concretizar as melhorias propostas. No seu ápice, foram alocados 250 colaboradores visando proporcionar o melhor andamento aos serviços. A contratação de mão de obra local foi priorizada.

Além da ampliação do número de faixas de rolamento, gerando conforto e fluidez aos usuários, os trabalhos de modernização propostos pela Autopista Fluminense também contemplaram a melhoria da sinalização horizontal e vertical da rodovia, bem como a implantação de iluminação a LED, que proporcionam uma melhor condição de segurança.

Diálogo com o Poder Público

O projeto da duplicação foi definido após um diálogo aberto e transparente com a ANTT, Governo do Estado e Prefeitura de Niterói, permitindo desenvolver o projeto executivo de forma a minimizar impactos para a operação dos estaleiros na desapropriação das áreas necessárias. “Essa é uma demonstração de como é possível conciliar a demanda de ampliar a capacidade de tráfego com a necessidade de desenvolver uma obra que atenda da melhor forma possível à população local”, afirma o presidente da Arteris, David Díaz.

Os moradores da área de influência da Avenida do Contorno receberam apoio do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil do Estado do Rio. “Um dos nossos objetivos, a redução do impacto social na ampliação de capacidade da via, foi considerado na elaboração do projeto de engenharia”, afirma o diretor superintendente da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira. “A implantação do Viaduto da Leopoldina Railway e o desmonte do maciço rochoso, na comunidade do Maruí, tiveram papel destacado para alcançarmos nosso objetivo. Foram preservadas também as áreas da Indústria Naval, setor responsável por muitos postos de trabalho na região”.

Benefícios para a população

A Autopista Fluminense entregou estruturas de lazer às comunidades instaladas nas proximidades da Avenida do Contorno. A concessionária construiu um novo complexo de lazer para a comunidade Maruí Grande e um novo campo de futebol para a comunidade Leopoldina.

A estrutura entregue para a população de Maruí Grande é composta de playground, quadra de futebol com iluminação, alambrados, sistema de drenagem e vestiários. Dos 1.750 m² destinados à comunidade, 210 m² serão utilizados pela Associação de Moradores. Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas.

O campo de futebol de Leopoldina recebeu sistema de drenagem, alambrados, passeios para os torcedores e balizas. O espaço passou por nivelamento e recebeu placas de grama de maior durabilidade e recomendadas para exposição ao sol.

Reutilização de rochas e novo viaduto

A operação de desmonte no km 321,1 resultou na retirada de 80 mil toneladas de rochas, trabalho realizado totalmente a frio, sem detonação de explosivos. Essa solução dispensou tanto o isolamento da área do entorno da via como a evacuação de moradores, paralisação temporária das atividades dos estaleiros e fechamento das duas pistas da Avenida do Contorno, medidas que seriam necessárias em caso de uso de explosivos.

Grande parte do material retirado do local foi reutilizado em outros trechos da obra, eliminando a necessidade de descarte. Desta forma, o empreendimento atendeu aos requisitos de sustentabilidade por evitar o uso de novas áreas de empréstimo de materiais, o que geraria novos impactos ambientais.

Próximo do local em que houve o desmonte de rocha, a concessionária construiu um novo viaduto sobre o pátio da Leopoldina Railway. A estrutura de 400m é sustentada por 66 vigas e demandou 4,6 mil metros cúbicos de concreto e 1,5 mil toneladas de aço. Também foi construído um novo viaduto sobre o pátio do estaleiro UTC com 48m de extensão. As outras duas estruturas existentes no local foram reforçadas de forma a suportar o atual tráfego da Avenida.

Entregue a Avenida do Contorno, os esforços de obras da Autopista Fluminense se deslocam para a BR-101/RJ Norte. A concessionária trabalha para entregar 177 km de duplicação no trecho entre Rio Bonito e Campos de Goytacazes. Já foram entregues aos usuários 43 km. Outros 88 km estão em obras e mais 46 km em licenciamento ambiental.


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