Responsive Ad Slot

Política

política

Faleceu hoje de madrugada Prefeito de Quissamã

terça-feira, 28 de julho de 2015

/ PPM
O prefeito de Quissamã, no Norte Fluminense, Octávio Carneiro da Silva, de 80 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (28), às 4h14, com falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer, no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, no Centro da cidade. O velório acontece na Capela da Fazenda São Manoel, em sua residência, a partir das 11h. Às 15h, haverá missa de corpo presente na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, e em seguida, o sepultamento no Cemitério São João Batista, anexo ao Cemitério Público de Quissamã. 
O prefeito em exercício, Nilton Pinto, decretou luto oficial de três dias.
“Nossa cidade está de luto pela perda de seu filho mais ilustre.
 Quissamã está triste, pois Octávio foi o homem responsável pelas maiores conquistas desse município”, disse Nilton Pinto.
Octávio estava internado desde o início da tarde de domingo (26), quando seu estado de saúde se agravou. O prefeito, que completou 80 anos no dia 24 de junho, deixa a esposa, Hermínia Alvarez Parada Carneiro da Silva, com quem permaneceu casado por 52 anos, um irmão e sobrinhos.
Naquela época, a reeleição era proibida e após quatro anos ele retornou à prefeitura, de 1997 a 2000, quando já foi possível se reeleger, permaneceu no cargo, portanto até 2004. Em 2012, foi eleito para o seu quarto mandato, do qual se licenciou em abril deste ano para tratamento de saúde.
HistóriaOctávio Carneiro foi o primeiro prefeito de Quissamã e governou a cidade por quatro mandatos (1990 a 1993; 1997 a 2000; 2000 a 2004 e 2013 a 2015). Formado em técnico em contabilidade, e pecuarista, era membro de família tradicional da cidade. Ingressou na política por acaso, quando em 1990, na ocasião da primeira eleição de Quissamã, foi convidado para ser vice na chapa de Alcides Ramos. Como a candidatura foi impedida, Octávio encabeçou a disputa e conquistou seu primeiro mandato, que durou três anos, de 1990 a 1993.
Suas gestões à frente da prefeitura foram marcadas por realizações como asfaltamentos das estradas vicinais, criação da frota municipal e da patrulha agrícola, saneamento em toda a rede de esgoto da cidade e construção do pórtico turístico na entrada do município. Octávio Carneiro ainda criou o hospital municipal, ginásio poliesportivo, parque de exposições, estádio, parque aquático, casas populares e escolas, postos de saúde, praças e a sede do Conselho de Tutelar, entre outros.
 “Quissamã é minha terra, o lugar onde nasci, cresci e de onde nunca quis me afastar”, ressaltava Octávio Carneiro em seus discursos ao público.
G1
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.