Responsive Ad Slot

Política

política

Sapucaia recebe Cine na Estrada SESI Cultural dia 27 de junho

sexta-feira, 26 de junho de 2015

/ Jornal Olhar

Sapucaia recebe ‘Cine na Estrada SESI Cultural’ dia 27 de junho

O projeto já passou por oito cidades e vai beneficiar, no total, 15 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro ao longo do ano

A caravana Cine na Estrada SESI Cultural, ação que ao longo do ano exibe filmes brasileiros em praças públicas de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro, chega dia 27 de junho (sábado), em Sapucaia, na Rua José Fernandes de Souza 37, 3º distrito, no bairro de Aparecida. Serão exibidos os filmes “As aventuras do avião vermelho”, animação destinada ao público infantil, às 18h, e “O tempo e o vento”, para os adultos, às 20h30. A entrada é franca e dá direito a pipoca.

Em parceria com as prefeituras municipais, o Cine na Estrada tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional com a exibição de longas-metragens premiados. De acordo com levantamento do IBGE, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 27 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na região metropolitana.

Sapucaia é a nona cidade a receber o projeto, que faz parte da Caravana SESI Cultural e já passou por São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus, Porciúncula, Trajano de Moraes, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo e Miracema. O projeto conta com programação para toda a família. Em cada cidade são exibidas duas sessões: a primeira sempre, às 18h, para o público infantil, e a segunda, às 20h30, para os adultos.

A caravana, que conta com a produção da produtora carioca Nova Bossa, já confirmou passagem por mais cinco cidades: Itatiaia (11/07), Engenheiro Paulo Frontin (01/08), Saquarema (15/08), Miguel Pereira (22/08) eTanguá (29/08). Outros filmes brasileiros, como “O menino no espelho”, “Minhocas”, “Gonzaga - De pai pra filho” e “Xingu” foram selecionados pela curadoria do projeto e podem variar a cada cidade.  

O projeto Cine na Estrada SESI Cultural pretende beneficiar todas as regiões do interior do estado do Rio de Janeiro, passando por novas cidades a cada ano. “Através do Cine na Estrada SESI Cultural, iremos intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior, democratizando o acesso à cultura por meio da linguagem cinematográfica e da difusão do cinema brasileiro. A ocupação do espaço público com atividades culturais é uma forma de reforçar a autoestima e o afeto das pessoas com relação à cidade onde elas estão inseridas”, define Antenor Neto, Gerente de Cultura e Arte do Sistema FIRJAN. 

Caravana SESI Cultural foi criada em 2010 e, inicialmente, se apresentava através de um pequeno palco montado no chão, com atrações circenses e shows de banquinho e violão. Ao longo dos anos, o projeto cresceu e ganhou um caminhão palco para percorrer lugares diversos, levando música para grandes públicos. Com o Cine na Estrada, a sétima arte passa a ser mais uma expressão cultural a fazer parte da caravana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS PRÓXIMAS CIDADES:

27 de junho (sábado) - Sapucaia
Local: Rua José Fernandes de Souza 37, 3º distrito - Aparecida
Filmes e horários:
As aventuras do avião vermelho (infantil) - 18h
O tempo e o vento (adulto) - 20h30

11 de julho (sábado) - Itatiaia
Local: Praça da Emancipação - Bairro Campo Alegre, Itatiaia
Filmes e horários:
O menino no espelho (infantil) – 18h
O tempo e o vento (adulto) – 20h30

01 de agosto (sábado) - Engenheiro Paulo Frontin
Local: Praça Senador Nelson Carneiro - Centro (Espaço Ferrini)
Filmes e horários:
As aventuras do avião vermelho (infantil) - 18h
O tempo e o vento (adulto) - 20h30

15 de agosto (sábado) - Saquarema
Local: Rua Luís Januário, s/nº - Centro (praça do coração)
Minhocas (infantil) - 18h
Xingu (adulto) - 20h30

22 de agosto (sábado) - Miguel Pereira
Local: Rua Gal Ferreira do Amaral - Centro (praça do pátio da estação)
Minhocas (infantil) - 18h
Gonzaga - De pai pra filho (adulto) - 20h30

29 de agosto (sábado) - Tanguá
Local: Praça da Juventude 
Minhocas (infantil) - 18h
Xingu (adulto) - 20h30

FICHA TÉCNICA E SINOPSE DOS FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS EM SAPUCAIA:

“AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO”
Duração: 90 minutos
Gênero: Animação
Direção: Frederico Pinto, José Maria
Ano de produção: 2014
Classificação indicativa do filme: 12 anos
Elenco: Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Fernando Alves Pinto, Wandi Doratiotto, Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin, Pedro Yan
Sinopse: 
Ao perder a mãe, Fernandinho de oito anos se torna um garoto solitário e com problemas de relacionamento. O pai faz de tudo para ganhar a atenção do filho, mas nada funciona até que um livro de sua infância devolve a alegria ao menino, que mergulha em uma aventura para salvar o Capitão Tormenta, personagem da obra. Nessa jornada, Fernandinho descobre a importância da leitura e do amor de seu pai.


“O TEMPO E O VENTO”

Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Direção: 
Jayme Monjardim
Ano de produção: 2012
Classificação indicativa do filme: 14 anos
Elenco: Thiago Lacerda, 
Marjorie Estiano, Fernanda Montenegro, José de Abreu, Igor Rickli, Rafael Cardoso, Elisa Volpatto, Luiz Carlos Vasconcelos, Leonardo Medeiros, Cyria Coentro, Suzana Pires, Mayana Moura, Paulo Goulart e Cléo Pires.
Sinopse: Esta adaptação da trilogia homônima de 
Erico Verissimo se passa no Rio Grande do Sul, final do século XIX. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará. O filme foi vencedor do Troféu Lente de Cristal de Melhor Filme no 5º Cinefest Brasil/Montevidéu) e do 10º Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema de Melhor Direção de Arte.
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.