Responsive Ad Slot

Política

política

Acessibilidade faz de Piquenique Literário opção para todos os públicos em Barra do São João

domingo, 21 de junho de 2015

/ Jornal Olhar

Acessibilidade faz de "Piquenique Literário" opção para todos os públicos em Barra do São João
Evento gratuito convida toda a população a participar de um dia atividades culturais para todas as gerações
No dia 28 de junho, o projeto Piquenique Literário do Ler é Uma Viagem chega a Barra do São João, em Casimiro de Abreu. Durante toda a tarde de domingo, entre as 15h e 18h, o público poderá conferir gratuitamente o evento que reúne diversas atividades que visam estimular o prazer pela leitura. Com acessibilidade universal, o projeto conta com a presença de tradutor de libras, livros em braile e fácil acesso a pessoas com dificuldade de locomoção.
Aprovado na Lei Rouanet com a assessoria da VR Projetos, o “Piquenique Literário” recebe patrocínio da empresa Carioca Engenharia e Instituto João e Maria Backheuser para visitar o município e seus distritos entre os meses de abril e julho e tem apoio da SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu. Os próximos encontros acontecem no dia 12 de julho em Palmital e dia 26 de julho na nova Praça no centro da cidade de Casimiro de Abreu.
O Piquenique Literário tem como símbolo central uma árvore de livros na qual as obras são penduradas, convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. A decoração dos espaços será composta ainda por varais de poesias feito pelo Grupo Reinações de artesanato e literatura, formando uma ambientação criativa e agradável. Entre as atrações, os participantes poderão conferir um sarau com leitores públicos, contadores de histórias, músicos e ainda um espaço para troca de livros. “Convidamos a todos para que levem seus livros antigos, pois haverá um espaço reservado para a troca de livros durante os piqueniques”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto.
Além disso, o evento conta com a presença de mediadores de leitura que terão o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. “Esses mediadores estão passando por uma formação gratuita com a equipe de arte-educadores do Ler é uma viagem, com encontros nos idas que antecedem os piqueniques”, comenta.
Acessibilidade universal e consultoria ambiental
O “Piquenique Literário” proporciona a acessibilidade universal e conta com a presença de tradutor de libras, livros em braile e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, tem como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da Cinema Verde,  que vai colaborar para que haja uma integração adequada com o ambiente ocupado. “Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano”, revela.
Sobre o Ler é Uma Viagem
Programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 500 apresentações e reuniu um público de mais de 30 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.
Os projetos apoiados por leis de incentivo do Ler é uma Viagem ocuparam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas, com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen, entre outros autores. Em andamento, destaque para “Dom Quixote de Lobato”, com patrocínio integral do Grupo CCR; e “Piquenique Literário”, com patrocínio das empresas Carioca Engenharia | Instituto João e Maria Backheusere CBMM. Confira no sitewww.lereumaviagem.com.br mais informações sobre as ações do programa, material de apoio pedagógico para educadores, dicas e conteúdos sobre leitura.
Serviço:
Piquenique Literário do “Ler é uma viagem”
Local: Barra do São João, Casimiro de Abreu/RJ
Data: 28 de junho de 2015
Hora: das 15h às 18h


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.