Responsive Ad Slot

Política

política

Trajano de Moraes recebe o Cine na Estrada SESI Cultural dia 16 de maio

quarta-feira, 13 de maio de 2015

/ Jornal Olhar

Trajano de Moraes recebe o Cine na Estrada SESI Cultural dia 16 de maio

Esta será a quinta parada da caravana que até o fim do ano terá beneficiado 15 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro

Chegou a vez de Trajano de Moraes receber o Cine na Estrada SESI Cultural, ação que ao longo do ano exibe filmes brasileiros em praças públicas de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro. No dia 16 de maio (sábado), o cinema será montado no CIEP 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves (Rua Oliveira Botelho, s/nº – Centro) e fará a exibição dos filmes brasileiros “O menino no espelho”, para o público infantil, às 18h, e “Xingu”, para o público adulto, às 20h30.

Em parceria com as prefeituras municipais, o Cine na Estrada tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional com a exibição de longas-metragens premiados. De acordo com levantamento do IBGE, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 27 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na região metropolitana.

Trajano de Moraes será a quinta cidade a receber o projeto que faz parte da Caravana SESI Cultural e já passou por São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus e Porciúncula.  O cinema conta com programação gratuita para toda a família e com direito a pipoca. Em cada cidade são exibidas duas sessões: a primeira, às 18h, para o público infantil, e a segunda, às 20h30, para os adultos.

A caravana, que conta com a produção da produtora carioca Nova Bossa, já confirmou passagem por mais três cidades: Santo Antônio de Pádua (23/05), Cantagalo (30/05) e Miracema (20/06). Outros filmes brasileiros, como “As aventuras do avião vermelho”, “Minhocas” e “Gonzaga – De pai pra filho” foram selecionados pela curadoria do projeto e podem variar de cidade para cidade.  

O projeto Cine na Estrada SESI Cultural pretende beneficiar todas as regiões do interior do estado do Rio de Janeiro, passando por novas cidades a cada ano. “Através do Cine na Estrada SESI Cultural, iremos intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior, democratizando o acesso à cultura por meio da linguagem cinematográfica e da difusão do cinema brasileiro. A ocupação do espaço público com atividades culturais é uma forma de reforçar a autoestima e o afeto das pessoas com relação à cidade onde elas estão inseridas”, define Antenor Neto, Chefe da Divisão de Projetos Artísticos do Sistema FIRJAN. 

Caravana SESI Cultural foi criada em 2010 e, inicialmente, se apresentava através de um pequeno palco montado no chão, com atrações circenses e shows de banquinho e violão. Ao longo dos anos, o projeto cresceu e ganhou um caminhão palco para percorrer lugares diversos, levando música para grandes públicos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS CIDADES JÁ CONFIRMADAS:

16 de maio (sábado) - Trajano de Moraes
Local: CIEP 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves. Rua Oliveira Botelho, 
s/nº – Centro
Filmes e horários:
O menino no espelho (infantil) - 18h
Xingu (adulto) - 20h30

23 de maio (sábado) - Santo Antônio de Pádua
Local: Praça Monsenhor Diniz - Centro
Filmes e horários:
As aventuras do avião vermelho (infantil) - 
18h
Gonzaga - De pai pra filho (adulto) -
 20h30

30 de maio (sábado) - Cantagalo
Local: Praça da Matriz – Centro
Filmes e horários:
O menino no espelho (infantil) -
 18h
Xingu (adulto) - 20h30

20 de junho (sábado) - Miracema
Local: Praça Dona Ermelinda (RINK)
Filmes e horários:
As aventuras do avião vermelho (infantil)
 - 18h
Gonzaga - De pai pra filho (adulto)
 - 20h30
FICHA TÉCNICA E SINOPSE DOS FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS EM TRAJANO DE MORAES:

“O MENINO NO ESPELHO”
Duração: 78 minutos
Gênero: Drama
Direção: Guilherme Fiúza Zenha
Ano de produção: 2014
Classificação indicativa do filme: Livre
Elenco: Mateus Solano, Regiane Alves, Ricardo Blat, Laura Neiva e Gisele Fróes, Lino Facioli, da série Game of Thrones, Giovanna Rispoli, Murilo Quirino e Ravi Hood.
Sinopse: Belo Horizonte, anos 1930. Fernando (Lino Facioli) é um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida.

“XINGU”Duração: 116 minutos
Gênero: Drama
Direção: Cao Hamburger
Ano de produção: 2012
Classificação indicativa do filme: 12 anos
Elenco: Roberto Audio, Arthur Koll, Emílio de Mello, Luiz Paulo Vasconcelos, Marcelo Várzea, Ricardo Bittencourt, Mário César Camargo, Thiago Balieiro, João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Fábio Lago, Maria Flor, Marcello Gonçalves, Augusto Madeira, Fernando Teixeira, João Carlos da Silva, Plínio Soares
Sinopse: Os irmãos Villas Bôas, Orlando, Cláudio e Leonardo decidem viver uma grande aventura pelas matas. Para isso, se alistam no programa de expansão na região do Brasil Central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuasão e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu.

ASCOM
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.