Responsive Ad Slot

Política

política

Ler é Uma Viagem convida artistas de Casimiro de Abreu e região para se apresentar no Piquenique Literário

domingo, 17 de maio de 2015

/ Jornal Olhar
"Ler é Uma Viagem" convida artistas de Casimiro de Abreu e região para se apresentar no Piquenique Literário
Projeto cultural vai transformar as praças do município e seus distritos em ambientes convidativos para arte e a leitura, com diversas atrações gratuitas para a população
Entre os meses de abril e julho, Casimiro de Abreu receberá um projeto que promete envolver a população, ocupando as praças públicas com diversas atividades que visam estimular o prazer pela leitura. Trata-se do Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”.O projeto, apoiado pela SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu, tem espaço aberto para a participação gratuita de artistas e artesãos locais apresentarem seus números e obras durante os eventos.
Aprovado na Lei Rouanet com a assessoria da VR Projetos, o “Piquenique Literário” recebeu patrocínio da empresaCarioca Engenharia e Instituto João e Maria Backheuser para visitar o município e seus distritos.
Ao todo, serão realizados seis piqueniques, sempre aos domingos. Os próximos encontros acontecem em 31 de maio no distrito Professor Souza, 14 de junho em Rio Dourado, 28 de junho em Barra de São João, 12 de julho em Palmital e dia 26 de julho na nova Praça no centro da cidade de Casimiro de Abreu.
Entre as atrações, os participantes poderão conferir um sarau com leitores públicos, contadores de histórias, músicos e ainda um espaço para troca de livros. “Convidamos os músicos, cantores e artistas em geral de toda a região para fazer parte da lista de atrações do Piquenique.”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto. A participação é gratuita e basta apenas que os interessados entrem em contato com a organização do projeto enviando um e-mail para contato@lereumaviagem.com.brcom o assunto “Apresentação Casimiro de Abreu”.
Decoração colaborativa
O “Piquenique Literário” tem como símbolo central uma árvore de livros, na qual as obras são penduradas nos galhos da vegetação local convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. A decoração dos espaços será composta ainda por varais de poesias e os trabalhos de artesãos e artistas locais vão ajudar a completar a ambientação criativa e agradável. “Nosso objetivo é resgatar as referências que fazem parte da cultura de cada região. Por isso, abrimos nosso espaço também para que os artesãos locais possam se unirem à nossa equipe durante os eventos”, diz Élida. Os artesãos interessados em participar devem enviar um e-mail para contato@lereumaviagem.com.br com o assunto “Artesanato Casimiro de Abreu”.
Formando mediadores
Além disso, os eventos contam com a presença de mediadores de leitura que terão o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. “Por isso, parte do projeto se dedica a realizar oficinas gratuitas de formação de mediadores de leitura, que poderão atuar nesses eventos do Ler”, comenta Élida. 
Essas oficinas serão realizadas nos sábados que antecedem os piqueniques, entre 9h e 17h, na Secretaria Municipal de Educação, Auditório Aline Carvalho da Costa.
Acessibilidade universal e consultoria ambiental
O “Piquenique Literário” proporciona a acessibilidade universal e conta com a presença de tradutor de libras, livros em braile e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, tem como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da Cinema Verde, que vai colaborar para que haja uma integração adequada com o ambiente ocupado. “Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano”, revela.
Sobre o Ler é Uma Viagem
Programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 500 apresentações e reuniu um público de mais de 30 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.
Os projetos apoiados por leis de incentivo do Ler é uma Viagem ocuparam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas, com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen, entre outros autores. Em andamento, destaque para “Dom Quixote de Lobato”, com patrocínio integral do Grupo CCR; e “Piquenique Literário”, com patrocínio das empresas Carioca Engenharia | Instituto João e Maria Backheusere CBMM. Confira no sitewww.lereumaviagem.com.br mais informações sobre as ações do programa, material de apoio pedagógico para educadores, dicas e conteúdos sobre leitura.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.