Responsive Ad Slot

Política

política

Fecomércio RJ e Senac RJ participam da Expo Macabu 2015

sábado, 30 de maio de 2015

/ Jornal Olhar

Fecomércio RJ e Senac RJ participam da Expo Macabu 2015
Estande das duas instituições vão oferecer serviços gratuitos para os empresários que visitarem o evento, como o Click Oportunidades e o Programa Jovem Aprendiz

A Fecomércio RJ e o Senac RJ participam da 31ª edição da Feira de Indústria, Comércio e de Agronegócios de Conceição de Macabu (Expo Macabu 2015) que começou nesta quinta, 28, e vai até domingo, 31, no Parque de Exposição Dr. Otto Guimarães Linhares. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, Aciacom e Sincomércio.

A participação da Fecomércio RJ nesse tradicional evento do Norte Fluminense visa promover a aproximação da instituição com o público, que reúne autoridades, produtores rurais, empresários, profissionais liberais, autônomos do município e das cidades vizinhas. A instituição estará presente com seu braço de educação, o Senac RJ.

No estande do Senac RJ, o público da Feira poderá conhecer os cursos oferecidos pela instituição em suas 39 unidades em todo o estado. Além disso, os empresários da região terão à disposição soluções da instituição para o segmento corporativo. Será possível, por exemplo, se cadastrar no Programa Jovem Aprendiz, que auxilia empresas a cumprir a Lei de Aprendizagem. A instituição oferece capacitação gratuita aos jovens aprendizes selecionados pelas empresas. A empresa contratante pode optar por cursos em diversas áreas, conforme seu setor de atuação, como Gestão (Serviços Administrativos e Serviços de Vendas), Hospitalidade (Serviços de Restaurante, Serviços de Lanchonete e Serviços Hoteleiros), Tecnologia da Informação (Operação e Manutenção de Equipamentos de Informática), Saúde (Recepção de Serviços de Saúde) e Design (Ourivesaria).

A Lei de Aprendizagem prevê que todas as empresas de médio e grande portes devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% de seu quadro de colaboradores. O programa Jovem Aprendiz do Senac RJ existe desde 1946, ano da criação da entidade.

Outro serviço que será oferecido durante a Expo Macabu é o Click Oportunidades. Através desse centro de carreira as empresas interessadas poderão anunciar gratuitamente vagas de Emprego e estágio para os profissionais certificados nos cursos do Senac RJ. Além de incentivar a empregabilidade de seus alunos, o Senac RJ ajuda o empresário a selecionar profissionais capacitados e adequados ao perfil da vaga oferecida.

A Fecomércio RJ
A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) tem como objetivo orientar, resguardar, coordenar e representar os interesses dos setores e segmentos ligados ao comércio de bens, serviços e turismo perante as autoridades administrativas e judiciárias. Desta forma, busca contribuir para o desenvolvimento econômico, social e político do estado do Rio de Janeiro, sempre em harmonia com o desenvolvimento sustentável da sociedade, assegurando um ambiente de negócios favorável.

Com o objetivo de promover a excelência do segmento que representa, a instituição norteia suas ações de acordo com os princípios de livre iniciativa, justa concorrência, gestão eficaz, empreendedorismo, ética e responsabilidade social. Além disso, pensando na qualificação do empresariado, a Fecomércio RJ realiza e apoia seminários, palestras, eventos e feiras regionais, bem como estimula o acesso a novas técnicas de gestão e tecnologia da informação, e edita cadernos técnicos sobre assuntos de interesse.

O setor reúne mais de 340 mil estabelecimentos no estado do Rio de Janeiro, que respondem por 41,1% do Valor Adicionado Bruto e 62,6% dos estabelecimentos fluminenses, gerando um total de empregos formais superior a 1,8 milhão, que equivalem a 42,1% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Ao todo, a Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses.
O Senac RJ 
Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 69 anos na profissionalização de mão de obra para setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 77% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2013 o Senac RJ passou de 13 mil para 81 mil alunos.

Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.