Responsive Ad Slot

Política

política

Nível do Paraíba do Sul volta a baixar

terça-feira, 7 de abril de 2015

/ Redação


Depois de atingir a cota de 6 metros na última sexta-feira, o nível do Rio Paraíba do Sul voltou a baixar. Nesta segunda-feira, segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, major Edison Pessanha, a cota era de 5,40 metros. Ele disse que, pelos registros da Defesa Civil, em anos anteriores, sem enchente, o nível do Paraíba nesse mesmo período do ano variava entre 6,80 a 7 metros. Desde o ano passado, a cota vem oscilando entre 4 e 5 metros. "Como os reservatórios em São Paulo estão baixos, mesmo que chova nas cabeceiras do Paraíba, a água acaba sendo retida e não chega até aqui", explicou Edison, destacando que, a partir do dia 15 de abril, as chuvas vão ficando mais escassas. 

Ele disse que existe a previsão de chuva até a próxima sexta-feira, mas ela pode não acontecer. "Para amanhã (hoje), a previsão é a de que chova dez milímetros. No entanto, a probabilidade de ela realmente cair é muito baixa, de 60%". 

O subsecretário explicou que a Defesa Civil teve que instalar uma nova régua de medição junto ao Paraíba, já que a instalada pela Agência Nacional de Águas (ANA) só mede até 5 metros. "Não acredito que o nível do Paraíba sofra grandes alterações daqui pra frente. Para isso ocorrer seria necessário um índice muito alto de chuva nas cabeceiras". 

FONTE: JORNAL O DIÁRIO
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.