Responsive Ad Slot

Política

política

Crise hídrica em pauta no encontro entre Geraldo Pudim e Marfan Vieira

quinta-feira, 5 de março de 2015

/ Redação


O Primeiro Secretário da Alerj, o deputado estadual Geraldo Pudim esteve em audiência na tarde desta quarta-feira (04/03) com o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Marfan Vieira. Na pauta as medidas para mitigar os efeitos da crise hídrica e o combate ao crack bem como as políticas de assistência ao usuário.
Marfan informou que o MP acompanha de perto os acontecimentos relacionados a crise que tem provocado efeitos práticos na vida da população do Estado do Rio de Janeiro. O procurador-geral informou que há um grupo sob a coordenação do promotor Marcus Leal que vem se debruçando sobre o tema.
“Os dados sobre a crise hídrica levantados pelo Ministério Público serão apresentados ao Primeiro Secretário em nova audiência agendada para o dia 10 de março.”, informou Marfan.
Geraldo Pudim apresentou alguns dados sobre a atual situação do corpo hídrico fluminense e destacou pontos mais preocupantes. “ O Estado do Rio de Janeiro, diferentemente de São Paulo, não está totalmente preparado para lidar com a água do volume morto. Precisamos também acompanhar de perto as obras de desvio da água do Paraíba do Sul para o sistema Cantareira, sobretudo no que tange o desvio que vai retornar a água para o estado do Rio”.
O parlamentar afirmou também haver falta de transparência nas informações oferecidas pelo Governo do Estado.“ Ninguém sabe exatamente o que está acontecendo nos corredores do Governo do Estado. A sociedade não foi chamada para debater o tema. O parlamento num primeiro momento também foi excluído da tomada de decisões. A bancada do PR encaminhou a Cedae pedidos de informações há um mês e não recebeu qualquer tipo de informe, o que para nós demonstra total falta de controle, e o que é pior, estarem escondendo de todos nós a real situação”.

COMBATE AO CRACK
Pudim sugeriu ao Procurador-Geral de Justiça que o Ministério Público promova uma audiência com o secretário de saúde do estado e de todos os 92 municípios, como forma de estabelecer um pacto multilateral de combate a dependência química, além da implantação de Centros de Atenção Psicossocial CAPs pelo estado. De acordo com dados do próprio MP o Rio de Janeiro possuí apenas 10% de um mínimo de 30 que se precisaria ter de unidades de CAPS AD I e AD II.
“Temos tratado do tema permanentemente, sendo este o mais recorrentes aqui desde 2013 quando vim pra cá. Naquela ocasião, inclusive, foi exatamente no momento em que se tratava das internações compulsórias. O Ministério Público tem atuado e foi à São Paulo conhecer de perto o trabalho bem desenvolvido lá. Em dois anos, promovemos dois grandes encontros aqui com diversos organismos, mas infelizmente na prática o resultado não flui como queremos. Tendo a força da Alerj nessa defesa e trabalhando em conjunto podemos avançar mais.”, declarou Marfan Vieira.
O procurador-geral ofereceu o auditório do MP para realização do Encontro Estadual dos Secretário Municipais de Saúde com o Secretário de Estado de Saúde para debater a questão do avanço do crack e propor soluções. “É importante termos o Ministério Público nos apoiando nesta luta. O MP mantém através de seus quadros permanente pequisa sobre o tema . Essa é uma causa de todos e temos que estar unidos”, finalizou Pudim.

FONTE: JORNAL URURAU

Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.