CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DO DETRAN CHEGA AO COLÉGIO SANTO INÁCIO





Um balão numa mão, um panfleto na outra e muitas dicas sobre segurança no trânsito na cabeça. No segundo dia da campanha “Volta às aulas”, o Detran orientou pais e alunos do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, nesta terça-feira (24), sobre como se comportar ao volante e na calçada. O objetivo é ensinar às crianças lições simples de boa conduta em relação aos automóveis e fazer com que, em casa, sejam agentes multiplicadores de informação, estimulando os pais-condutores a melhorar sua conduta no tráfego — e, por tabela, dar o bom exemplo aos filhos.

A ação foi lançada ontem, na Escola Municipal São Tomás de Aquino, no Leme, e prosseguirá neste início de ano letivo. A equipe da coordenadoria de educação do Detran distribuiu balões alusivos à campanha e folhetos explicativos com dicas simples para crianças, como nunca atravessar a rua nas esquinas e sempre usar a faixa de pedestres e as passarelas. Entre as instruções para os adultos, estão as de pegar e deixar os filhos apenas pelo lado da calçada, sem estacionar em fila dupla; reduzir a velocidade perto de colégios; e usar equipamentos de segurança, como a cadeirinha, para os pequenos.

“Acho muito importante haver iniciativas como esta. Há muita impaciência e violência no trânsito e é bom que as crianças sejam conscientizadas sobre isso”, disse a médica Andréa Carloni, de 43 anos, junto com o filho, Henrique, de 11, aluno da 6ª série.

“Essa campanha é legal porque aprendemos um pouco mais e há situações que podem melhorar com medidas simples, como bicicletas que seguem na contramão e são um perigo para a gente”, contou o garoto.

Para o administrador Francisco Braga, de 47, a campanha do Detran é bem-vinda. “Isso é extremamente importante. O próprio material de divulgação do Detran diz que as crianças imitam os adultos e isso é verdade. Elas são um espelho do que fazemos. Esta campanha só tem a acrescentar à educação delas”, elogiou Francisco, enquanto pegava a filha, Sofia, de 8, aluna da 3ª série.

Amanhã (25), a campanha “Volta às aulas” será levada pelo Detran à Escola Municipal Capistrano de Abreu, no Jardim Botânico. Depois, será a vez do Colégio Notre Dame, em Ipanema, na quinta-feira, e do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro, na sexta.


Fotos: Sebastião Gomes


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO DETRAN

Nenhum comentário