Responsive Ad Slot

Política

política

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

terça-feira, 12 de agosto de 2014

/ Jornal Olhar

Secretaria de Saúde, por meio da coordenação do Setor de Vigilância Nutricional – ATAN, lançou na primeira semana deste mês a Campanha Nacional de Aleitamento Materno de 2014. A campanha faz parte da 22ª Semana Mundial de Amamentação, celebrada em 175 países e tem como madrinha a atriz Nívea Stelmann, mãe de uma menina de quatro meses.
A campanha "Amamentação: um ganho para a vida toda" tem como objetivo incentivar a prática até os dois anos de vida do bebê, e de forma exclusiva até os seis meses. O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, número maior do que o evitado pela vacinação ou pelo saneamento básico.
Foram elaboradas “rodas de conversas” sobre o tema em cada USF – Unidade de Saúde da Família, e ao término foram distribuídos lanches para as gestantes e puérperas. Os eventos já aconteceram nas seguintes localidades: Mathias, Alto Grande, Morro Alto, Caxias, Santa Catarina e Barra do Furado. Os próximos serão no Carmo dia 13, Centro dia 14 e Machadinha dia 27.
O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídeos. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.
A Coordenadora do Setor de Vigilância Nutricional – ATAN, Alba Valéria Dias Abreu, falou sobre a campanha. “A importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses é comprovado por várias pesquisas e por isso é fundamental promover e apoiar esta ação. Cerca de 50% das crianças que não são amamentadas apresentam atraso cognitivo e 30%, dificuldade motora. O aleitamento só traz benefícios para os envolvidos“, disse.

Fonte: Secom Quissamã
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.